Portes Grátis em Todas as Encomendas!

Bem Vindo ao Novo Farmácia.pt

Próximos Para Cuidar

A importância dos suplementos alimentares na nossa saúde

A importância dos suplementos alimentares na nossa saúde

Muitas pessoas tomam suplementos alimentares diariamente, outras não conhecem os seus benefícios… mas afinal o que são suplementos alimentares? Serão eles benéficos para todos? Por serem ‘naturais’, podemos tomá-los livremente ? Vamos abordar um pouco de tudo desta temática….

 

O que são suplementos alimentares?

Pela sua definição legal, os suplementos alimentares são considerados géneros alimentícios que se destinam a complementar e/ ou suplementar o regime alimentar diário. São fontes concentradas de substâncias que possuem efeito nutricional e fisiológico, podendo apresentar alegações de saúde que o manifestem. Tal como os medicamentos, apresentam diversas formas como cápsulas, pastilhas, comprimidos, ampolas, etc. Podem conter substâncias isoladas ou combinadas. A sua introdução no mercado portugûes é controlada pela DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária).

 

Benefícios dos suplementos alimentares

A toma de suplementos alimentares pode consistir numa prática promotora de saúde, potenciando a condição, performance e bem-estar físico. Combinados com um regime alimentar variado (que é essencial!), oferecem uma forma prática de tomarmos certas substâncias benéficas para cada um de nós. Para além disso, asseguram, com exatidão, a quantidade ingerida.

Os suplementos alimentares são ideais em algumas condições de saúde e estilos de vida, como veremos a seguir.

 

Porque é que os suplementos alimentares são tão procurados?

Na sua maioria, são procurados para melhorar e equilibrar a saúde e o bem-estar. Adicionalmente, vários são os fatores que promovem a sua toma:

1) Equilíbrio estilo de vida (alimentações rápidas e desequilibradas, sedentarismo, tabagismo,...)

2) Equilíbrio psicológico (stress, esgotamento, cansaço e fadiga, concentração e memória,...)

3) Equilíbrio corporal e estético (emagrecimento, tonificação, ganho de peso, retenção de líquidos, celulite,...)

4) Equilíbrio de condições de saúde (colesterol, tensão arterial alta, problemas de pele, problemas de sono, baixas defesas,...)

5) Insatisfação com medicina convencional e toma de fármacos

 

Quem beneficia com a toma de suplementos alimentares?

Todas as pessoas poderão beneficiar com a toma de suplementos alimentares. Aliados a uma variada, rica e nutritiva base de alimentos e devidamente recomendados e adaptados às condições de saúde de cada pessoa.

Alguns grupos e fases de vida específicos aliam-se positivamente à toma de suplementos:

1) Idosos: Possuem muitas vezes carências em vitaminas do complexo B, vitamina D, cálcio, ferro, antioxidantes, colagénio,... Para além disso, possuem muitas vezes uma alimentação pobre em qualidade e quantidade.

2) Desportistas: Podem necessitar de reforçar as vitaminas do complexo B, magnésio e de macro nutrientes, como proteínas e hidratos de carbono.

3) Crianças e adolescentes: Tal como os idosos, caso possuam uma alimentação pouco rica nutricionalmente, podem necessitar de suplementar com complexos de multivitaminas e minerais.

4) Gravidez/Aleitamento: Na gravidez existem algumas substâncias essenciais ao desenvolvimento fetal, tal como o ferro e o ácido fólico que, nas quantidades desejadas, são difíceis de obter apenas com a alimentação. A aleitação também pode ser promovida com o cardo mariano, por exemplo, que estimula a secreção de leite.

5) Vegetarianismo e veganismo: Devido à ausência de proteína de origem animal, pode ser interessante a suplementação com vitamina B12, cálcio, vitamina D, etc.

 

Quais os tipos de suplementos alimentares mais comuns?

Existem vários tipos de suplementos alimentares, sendo os mais comuns os seguintes:

  • Suplementos vitamínicos
  • Suplementos minerais
  • Suplementos à base de plantas (fitoterapêuticos)
  • Suplementos energéticos
  • Suplementos dietéticos

Dentro destas tipologias, existem diversas ramificações. Os complexos multivitamínicos e os suplementos para o sistema digestivo, respiratório, articular e nervoso, encontram-se nos mais procurados.

 

Recomendações essenciais para toma de suplementos alimentares

Quando decide tomar algum suplemento alimentar, deve sempre seguir os seguintes passos:

  • Aconselhar-se junto do seu profissional de saúde credenciado: informe-o de doenças, condições de saúde, toma habitual de medicamentos e/ou suplementos, situações de gravidez e aleitação, etc.
  • Ler atentamente a rotulagem
  • Não exceder a dosagem recomendada
  • Comprar marcas de suplementação de confiança

Tal como os medicamentos, os suplementos alimentares possuem substâncias com atividade química e biológica, mesmo sendo considerados naturais. Desta forma, esteja sempre alerta caso sinta algum efeito secundário indesejado. Reforçamos que podem existir interações com medicamentos e, por isso, o aconselhamento é imprescindível.

 

Veja todos os suplementos alimentares disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Envios grátis* e rápidos
    Em todas as encomendas
  • Descontos diretos
    A partir de 40€ tem sempre desconto
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima