Portes Grátis para encomendas > 40€

Este hidratante vaginal vai acabar com o ressecamento da vagina

Este hidratante vaginal vai acabar com o ressecamento da vagina

Todas nós mulheres abominamos a secura vaginal, mas nem sempre sabemos como tratá-la da melhor forma. Nos nossos dias à uma vasta oferta de hidratantes e lubrificantes vaginais. Sabia que existem diferenças entre estes produtos? Descubra connosco como acabar com o ressecamento da vagina!

O que são hidratantes vaginais e para que servem

Um hidratante vaginal é um cuidado diário formulado especificamente para mulheres com ressecamento vaginal crónico, de modo a aliviar o desconforto e a dor que nos estragam qualquer dia.

Os hidratantes vaginais são formulados com água, um ativo importante para a manutenção da viscosidade e do pH da zona íntima e, ao mesmo tempo, limitar a proliferação de bactérias. Por terem esta formulação, os hidratantes vaginais podem, em grande parte, ser utilizados por pessoas com contraindicações para tratamentos com hormonas.

Assim sendo, os hidratantes vaginais atuam no tecido seco garantindo hidratação semelhante às secreções vaginais naturais, o que oferece a sensação húmida que a vagina necessita.

Os hidratantes vaginais devem ser usados de forma prolongada e regularmente. Importa saber ainda que a secura vaginal pode ocorrer em qualquer idade e deve-se principalmente à diminuição da famosa hormona feminina, o estrogénio.

Dentro dos hidratantes íntimos, algumas marcas fazem ainda uma distinção entre hidratantes vaginais e hidratantes vulvares.

Os hidratantes vulvares são formulados de forma mais direcionada para proporciona hidratação do epitélio vulvar e ajuda na reparação do mesmo. Estes hidratantes promovem uma ação calmante que alivia o prurido consequente de irritação ou secura.

Lubrificantes vs Hidratantes Vaginais

É bastante comum confundirmos lubrificantes e hidratantes vaginais, afinal ambos têm a ver com secura vaginal (ver mais aqui). Apesar disso, estes dois cuidados distinguem-se e para obter um melhor resultado deve conhecer bem quais essas diferenças.

Os lubrificantes íntimos também são na sua maioria formulados à base de água e apresentam-se maioritariamente em gel. Os lubrificantes não são de uso diário e contínuo, mas sim para aplicação antes ou durante a relação sexual, na vagina, vulva, pénis ou objetos sexuais, com o objetivo de atenuar o desconforto e a dor face ao atrito e facilitar a penetração.

Os lubrificantes atuam em duração mais curta do que a ação dos hidratantes vaginais, isto é, podemos afirmar que os lubrificantes têm um efeito imediato e não duradouro. Ou seja, os lubrificantes funcionam especificamente para atenuar a secura vaginal nas relações sexuais e devem ser aplicados sempre antes de cada contacto íntimo.

É claro que os hidratantes vaginais também contribuem para atenuar a falta de lubrificação, mas não devemos esquecer-nos de que cada um destes cuidados têm a sua própria indicação e que só os usando corretamente é possível beneficiar das suas propriedades.

Os lubrificantes podem ter cor, sabor e essência e entre os diferentes produtos no mercado, é recomendado escolher entre os que apresentam pH semelhante ao vaginal, ácido hialurónico e não contenham parabenos para evitar alergias.

Importa ainda ressalvar que, em caso de secura vaginal, os lubrificantes íntimos são ótimos como suplementares dos hidratantes vaginais, já que se podem complementar perfeitamente.

Como usar?

Já vimos que os hidratantes vaginais devem ser usados regularmente e de forma prolongada, em caso de secura vaginal crónica, e que os lubrificantes íntimos são de aplicação de efeito imediato e a cada relação sexual para diminuir o desconforto na penetração relacionado com a falta de lubrificação e secura.

O uso de hidratantes vaginais ou vulvares deve ser sempre feito de acordo com cada mulher, porque cada mulher é diferente e tem a sua especificidade. Nada melhor do que consultar um profissional de saúde, como um ginecologista, e perceber qual o melhor tratamento que se adequa ao seu corpo.

Os hidratantes vaginais ou vulvares podem ser usados por todas as mulheres em todas as idades e, por norma, a aplicação é feita entre 2 a 3 vezes por semana, à noite para uma melhor absorção.

Após as primeiras aplicações de hidratantes vaginais já deverá começar a sentir alívio do ressecamento vaginal. Isto acontece porque os hidratantes melhoram a humidade da vagina e a microflora.

Os melhores hidratantes vaginais

Na sua Farmácia encontra as melhores soluções para combater a secura vaginal e encontrar de novo conforto, alívio e uma sensação de bem-estar íntimo única.

Compre os melhores hidratantes vaginais e vulvares connosco:

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima
Search engine powered by ElasticSuite