Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Estrias na Gravidez? O Guia Completo Para Prevenir e Tratar

Estrias na Gravidez: O Guia Completo Para Prevenir e Tratar

A gravidez é sem dúvida um momento único na vida das mulheres. Com um bebé a caminho, o corpo passa por várias alterações ao longo de nove meses e, nesse período, podem surgir as tão ‘famosas’ e ao mesmo tempo indesejadas estrias na gravidez.

Mas, sabe qual a causa para o aparecimento de estrias nas grávidas? Será que pode evitá-las? Existe um tratamento eficaz? Conheça a resposta a todas estas questões com a ajuda deste guia e seja uma mamã com uma pele invejável e um bem-estar esplêndido!

O que são as estrias na gravidez?

As estrias na gravidez são marcas irregulares na pele semelhantes a cicatrizes que surgem quando a barriguinha e os seios começam a crescer.

As estrias ocorrem quando a pele é esticada de forma muito rápida e/ou repentina devido a alguns fatores, entre eles: alterações hormonais, aumento de peso, crescimento do feto, histórico familiar, entre outros.

Quando isto acontece, a pele sofre rupturas nas fibras de colágenio e elastina que a suportam e cria cicatrizes ficando com uma aparência irregular e uma cor que varia entre o rosa pálido e o castanho escuro. As estrias à medida que vão envelhecendo acabam por perder a cor.

Algumas mulheres têm uma maior probabilidade de desenvolver estrias do que outras. O aparecimento de estrias ocorre, geralmente, a partir do sexto mês de gravidez.

Ora, se as estrias na gravidez aparecem no período de gestação, será lógico pensar que depois do parto as estrias desaparecem, certo? Não, nem sempre é assim!

Esta é uma questão cuja resposta dependerá muito do corpo de cada mulher. Nenhuma gravidez é igual e, por isso, sempre que falamos de estrias na gravidez e no seu desaparecimento não há uma única resposta universal.

Se por um lado existem estrias que desaparecem ao longo do tempo, isso nem sempre acontece. Na maioria dos casos, as estrias não desaparecem totalmente podendo ficar marcas permanentes na pele.

Curiosidade: Sabia que as estrias na gravidez não são prejudiciais à saúde da futura mãe? 

Onde surgem as estrias na gravidez?

Geralmente, as estrias nas grávidas surgem em zonas como:

  • Barriga/ Região Abdominal
  • Seios
  • Quadris
  • Coxas
  • Lombar
  • Nádegas
  • Braços

As estrias resultam de alterações repentinas nas quais a pele estica de forma muito repentina. Como tal, o surgimento dá-se nas áreas onde durante a gravidez a pele mais sofre desse estiramento.

O que causa estrias na gravidez?

Existem fatores de risco que contribuem para o maior ou menor aparecimento de estrias durante o período de gestação, tais como: alterações hormonais, aumento de peso, idade, genética, estrias anteriores, a primeira gravidez e o desenvolvimento do feto. 

Conhecendo essas causas é mais fácil reconhecer comportamentos de ‘risco’ e também perceber se e como é possível prevenir as estrias durante a gravidez.

Vamos ver como é que cada um dos principais fatores contribui para o aparecimento das estrias na gestação:

Alterações hormonais

Gravidez é sinónimo de muitas mudanças, quer físicas, quer no quotidiano. A nível hormonal não é diferente.

As alterações hormonais, como por exemplo a presença de hormonas femininas como o estrogénio, fazem com que a pele fique com uma estrutura mais enfraquecida e, por isso, mais passível ao surgimento de estrias;

Aumento de peso

O ganho de peso de forma excessiva durante a gestação aumenta o risco de desenvolvimento de estrias, por isso, quanto mais controlado for o aumento de peso, melhor será para evitar estrias;

Idade

Mulheres mais jovens, por terem uma maior firmeza da pele, acabam por poder ter mais estrias durante a gravidez do que mulheres mais velhas. Isto porque a maior robustez da estrutura cutânea torna as fibras mais fáceis de romper.

Genética

A presença de histórico familiar de estrias na gravidez é um fator que influencia o aparecimento de estrias na grávida. Se a sua mãe teve estrias na gravidez é bem provável que também venha a ter. Por vezes, quando existe histórico familiar, as estrias que surgem são moderadas a graves.

Estrias anteriores à gestação

Se antes de engravidar já tinha tendência a surgirem estrias na pele, então é mais provável que apareçam também as estrias na gestação.

Primeira gravidez

Mães de primeira viagem têm maior propensão ao aparecimento de estrias na gravidez.

Feto

Quanto maior e mais pesado for o feto mais a pele terá de esticar o que pode provocar mais estrias.

Apesar dos fatores de risco, é comum muitas mulheres desenvolverem estrias muito ligeiras e há até casos de grávidas que não as têm durante a gestação.

O que previne estrias na gravidez? Existe tratamento?

Sabemos que deve estar a pensar como pode livrar-se das estrias neste período de gravidez. 

Por isso, apesar de ainda não existir um tratamento que elimine as estrias por completo, ou uma fórmula mágica para impedir o surgimento de estrias durante a gravidez, reunimos alguns cuidados que vão ajudá-la a prevenir algumas estrias e a atenuar as que já tem.

Hidratação

Deve hidratar sempre a pele de modo a garantir o equilíbrio natural cutâneo. Para isso, pode optar por cremes ou óleos hidratantes, como por exemplo o óleo de amêndoas doces, e não esquecer de beber uma boa quantidade de água todos os dias.

Alimentação

Uma alimentação saudável está na base de qualquer saúde de ferro. Para as grávidas, seguir uma alimentação equilibrada e variada é fundamental para a sua saúde e a do bebé e, no que diz respeito a estrias também.

Uma grávida que siga uma dieta saudável e rica em vitaminas e minerais, como vitamina E, C e zinco conseguirá promover uma pele saudável e elástica.

Exercício físico

Fazer exercício é importante em todas as fases da nossa vida, incluindo na gravidez.

É comum pensar que as grávidas não o devem fazer pelo esforço. No entanto, é benéfico fazer exercício físico adequado a cada etapa da gestação e com o conhecimento e aval do médico que acompanha a gravidez.

Ao fazer exercício físico, a grávida está a trabalhar na manutenção da forma corporal e ao mesmo tempo a estimular a circulação sanguínea que é importante para ajudar a ter menos estrias.

Aumento gradual de peso

Vimos acima que é importante manter uma dieta saudável por todos os benefícios que acarreta para a gestação.

Controlar o que é ingerido pela grávida é também importante de forma a que o aumento de peso, natural em todas as grávidas, seja feito de forma gradual, o que não provocará um esticar de pele repentino e ajudará a evitar as estrias.

Prurido

Se tem uma comichãozinha irritante e a sua vontade é coçar sem parar saiba que não o deve fazer.

Coçar a pele pode aumentar o risco de surgirem estrias, por isso, se sentir comichão na pele deve optar por aplicar um creme anti-prurido sempre que possível.

Antes de escolher qualquer produto deve consultar sempre o seu médico para garantir que não prejudica o bebé.

Após o parto

Após o período de gestação pode escolher fazer tratamento com laser. Apesar de não eliminar totalmente as estrias ajuda a atenuá-las.

Quando começar a utilizar creme para as estrias na gravidez?

É recomendado que as grávidas comecem a utilizar um creme ou óleo próprio para combater e prevenir as estrias desde o início da gravidez. 

Quanto mais cedo começar a utilizar esse tipo de produtos maior será a probabilidade de conseguir evitar que surjam algumas estrias.

Os produtos anti-estrias são formulados com ingredientes nutritivos como por exemplo os óleos naturais, as vitaminas e os minerais.

Reunimos aqui alguns cremes e óleos anti-estrias, especialmente formulados para as futuras mamãs:

Caso não tenha encontrado o creme ideal para si, leia o nosso artigo e descubra os melhores cremes para estrias na gravidez

Conclusão

As estrias na gravidez são um elemento comum durante todo o processo. 

As estrias podem surgir por diversas razões, desde condições genéticas à qualidade da alimentação da grávida. 

Para prevenir e reduzir o aparecimento das estrias pode adotar um conjunto de práticas que vão desde os cuidados com a alimentação, à hidratação da pele e ao exercício físico. 

Lembre-se que uma mãe bem cuidada, feliz e com uma autoestima elevada é fundamental para receber o bebé de forma positiva e radiante, por isso, cuide de si e seja a mãe que tanto deseja!

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

Leia também:

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente e de forma individual, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima