Acabe com as dores musculares: bandas analgésicas
As dores musculares podem ser resultantes de várias condições e esforços inadequados. O desporto intenso, a má postura, o esforço intensivo… podem conduzir a que a nossa musculatura fique mais fragilizada.
O ganho de massa muscular, de forma saudável, poderá potenciar a nossa condição musculo-esquelética: estimulando o desenvolvimento da musculatura e alivia a pressão óssea.
Caso tenhamos dores muscular, o essencial será dar descanso absoluto para a total recuperação do nosso corpo. Caso este não seja suficiente, podemos recorrer às bandas analgésicas ou outros cuidados musculares (massagem terapêutica, fisioterapia,...)
Bandas analgésicas
As bandas analgésicas ou emplastros já fazem parte dos nossos cuidados musculares, desde o aparecimento do conhecido emplastros-leão.
Ao longo dos tempos, as bandas foram diversificando, existindo atualmente 3 tipos principais.
Tipos de bandas analgésicas:
1) Aquecimento: o aumento de temperatura potencia o aumento da circulação sanguínea, facilitando o relaxamento muscular. Este relaxamento atenua a dor e promove a recuperação muscular mais rapidamente.
Ex: VoltaTermic Emplastro Térmico Formato Borboleta 2unid.
Hansaplast Spiral Heat Faixa Térmica Costas/Pescoço 3unid.
Thermacare Emplastro Térmico Lombar e Ancas 4unid.
2) Anti-inflamatórias: possuem uma substância anti-inflamatória medicamentosa (ex: flurbiprofeno, diclofenac,...) ou substâncias anti-inflamatórias naturais (ex: arnica, harpagófito…).
Stopdol Pain Relief Emplastro 9x14cm 5unid.
3) Kinésio: atuam como suporte e correção articular. Embora não possuam nenhuma substância impregnada, o seu próprio tecido, em contacto com a pele, regula o mecanismo de dor. Para além disso, possuem também um efeito anti-cãibras, reduzem a fadiga muscular e melhoram a contração muscular.
Cure Tape Banda Adesiva Kinésio Natural 5mx5cm
Vantagens e desvantagens das bandas analgésicas
As bandas analgésicas têm uma enorme vantagem face aos outros produtos de aplicação tópica:
- Aplicação prolongada: podem ficar aplicadas por um período de 8 ou mais horas;
- Atuação prolongada: atuam ao longo do dia, devido ao constante contacto com o corpo;
Como desvantagens, salientam-se:
- Descolamento: se não for feita uma correta aplicação na pele, a banda poderá descolar;
- Irritação cutânea: caso possua uma pele sensível, esta pode ficar um pouco irritada e vermelha;
- Aplicação por terceiros: a maioria das vezes, a aplicação torna-se mais fácil quando executada por outra pessoa; no caso das bandas de kinésio, estas apenas devem ser aplicadas por especialistas para terem o efeito pretendido.
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.