Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Blue Monday: Hoje é a segunda-feira mais triste do ano. Vamos alegrar-nos com 10 dicas simples?

Blue Monday: Hoje é a segunda-feira mais triste do ano. Vamos alegrar-nos com 10 dicas felizes?

Hoje vivemos o dia mais triste do ano. Não, não é só porque as segundas-feiras já têm fama de não serem os dias mais fáceis, mas porque desde 2004 a terceira segunda-feira de janeiro é considerada assim, a Blue Monday. Temos o período de fim de festas, o frio, o regresso em força ao trabalho e por vezes ficamos um pouco deprimidos. Sabemos que é um pouco dramático começar o artigo desta forma, mas a boa notícia é que todos os dias seguintes serão bem mais alegres! Porquê? Porque tem sempre os melhores conselhos e dicas da sua Farmácia!

Dizemos-lhe de que forma pode evitar a tristeza e como cuidar da sua saúde mental que é tão importante, principalmente nesta conjetura de pandemia. Vamos lá?

Cuidados a ter com a saúde mental

Com ou sem Blue Monday, há alguns pequenos gestos que podemos fazer para preservar ou impulsionar a nossa saúde mental, fazendo com que nos sintamos menos deprimidos. Além disso, com o distanciamento social e mais algum isolamento imposto pela pandemia de Covid-19 que se vive por todo o mundo pode tornar-se ainda mais fácil chegar a um estado mais depressivo

Cuidar da nossa mente é tão importante como cuidar do nosso corpo, só assim podemos manter-nos em paz, mais despreocupados e com melhor qualidade de vida que é também sinónimo de maior bem-estar, saúde e longevidade.

Deixamos-lhe, por isso, algumas dias para enfrentar o dia de hoje e também para seguir durante todo o ano e ser mais feliz e saudável!

Hábitos a manter para cuidar da saúde mental

  • Faça exercício físico regularmente: O exercício físico é ótimo para a nossa saúde física, mas também para a nossa saúde mental, deixando-nos mais contentes e aptos para enfrentar o dia-a-dia. Por isso, não deve mesmo ser descurado.
  • Uma alimentação saudável: alimentarmo-nos bem vai fazer com que nos sintamos bem, algo muito importante para mantermos a nossa saúde mental boa
  • Procure ter hobbies e realizar as suas atividades favoritas: desde ler um livro, a fazer croché ou até coleção de filatelia, é fundamental que faça coisas que gosta e o deixem realizado. Estas atividades são fulcrais para que se sinta tranquilo e diminua o stress/ansiedade.
  • Cuide de si e da sua pele: quanto maior a nossa autoestima, maior a nossa confiança e mais confortáveis nos sentimos na nossa pele. Pois é, significa então que cuidarmos da nossa beleza é um passo fundamental para nos sentirmos mais vivos, felizes e de bem com a vida.
  • Organize o seu dia: organizarmos as nossas tarefas diárias dá uma certa sensação de controlo e deixa-nos menos preocupados e mais tranquilos.
  • Crie os seus limites: quer na vida pessoal, quer profissional deve tentar sempre interpretar os seus sentimentos e a forma como aquilo que faz, pensa e o que lhe acontece o faz sentir. Assim, vai conseguir perceber quais os seus limites e evitar cansaço, stress e até burnout.
  • Equilíbrio:é claro que na nossa vida não existem e não vão nunca existir apenas coisas boas. O lado bom e ruim da vida faz parte dos nossos dias e aprender a viver com ambos é o mais benéfico a tentar fazer. Aceitar estes dois lados sem olhar mais para o lado negativo do que o positivo vai criar equilíbrio e ajudar a evitar preocupações exacerebadas.
  • Conheça-se: olhar para dentro de cada um e perceber o que está a acontecer e a forma como se reage a esses acontecimentos é importante. Só assim é percetível se há necessidade de fazer alterações e/ou mudanças e no caso de ser benéfico consultar um terapeuta para ajudar a dar um boost na nossa saúde mental. Um psicólogo é importante para ajudar a interpretar a vida de cada um e para que consigamos olhar para dentro com um outro olhar que sozinhos, provavelmente não conseguiríamos ter.
  • Tente não se centrar demasiado nos problemas: sempre que temos algum problema é comum estarmos sempre a pensar nele. Esta ação não é boa para a nossa saúde mental. Nestas situações importa parar um pouco e respirar fundo para que não se perca o controlo.
  • Tire tempo para si: é isso mesmo! Pode e deve ser um pouquinho ‘egoísta’ de vez em quando. Se nos preocupamos tanto com os outros, importa também que nos preocupemos conosco e tiremos tempo para ter esses cuidados.

Lembre-se que nada é mais importante do que a nossa saúde mental e do que ser feliz! Se a vida são dois dias e já estamos a meio deste, faça o que adora e sorria sempre, sorria muito! 

Acredite ou não em piores ou melhores dias do ano, não deixe de seguir as dicas que deixamos para uma atitude mais positiva e evitar, de certo modo, estados mais depressivos.

 

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima