Como acabar com os problemas de sono
Ao longo dos anos, o tempo que dedicamos a dormir, tem vindo a decrescer. Mais trabalho, mais tarefas, mais diversas formas de lazer… tudo vai ocupando o nosso cérebro e, muitas vezes, não é possível descansar em plenititude. O lema é aproveitar cada minuto e ocupar-se de listas intermináveis de tarefas… mas, desta forma, surgem os problemas de sono.
No entanto, é através do sono profundo e reparador que se ganha mais vitalidade e energia. O sono de qualidade e em quantidade, equilibra o nosso metabolismo e potencia as nossas funções fisiológicas.
Mas e se não consegue dormir de forma contínua? E se demora muito tempo a adormecer? Vamos ajudá-lo a acabar com todos os problemas de sono!
Seguem os 3 fatores que deve ter em consideração para acabar com os problemas de sono:
1. Alimentação:
Comer de forma variada e nutritiva- uma excelente alimentação, é o melhor combustível para lhe dar energia, mas também para potenciar o seu descanso. Pode introduzir chás de camomila e cidreira ao final do dia, para acalmar e diminuir a hiperestimulação do seu sistema nervoso.
Limitar o consumo de açúcar, cafeína e outros alimentos estimulantes- o seu sistema nervoso precisa de baixar o estado de alerta para conseguir entrar no modo de 'descanso-digestão'.
Jantar refeições mais leves- se o seu aparelho digestivo estiver a necessitar de demasiada energia, o seu descanso não será tão reparador.
Limitar a ingestão de líquidos à noite- evite as deslocações ao wc durante a noite, desta forma, não interrompe o seu ciclo de sono.
2. Ambiente Externo
Organizar o quarto: quando existe desarrumação no local de descanso, provavelmente, existe stress associado. Espaços arrumados, mente arrumada.
Remover aparelhos eletrónicos do quarto: os equipamentos eletrónicos emitem «luz azul» responsável por afetar a produção de melatonina. A melatonina é essencial para a qualidade do sono. Se nao for possível removê-los, limite a sua utilização no período anterior ao deitar.
Reduzir exposição à luz e ao barulho: a luz e o barulho podem ser perturbadores para algumas pessoas. Preveligia o silêncio e a escuridão, para que seja mais fácil adormecer e prologar o sono durante a noite.
3. Suplementação:
Caso os problemas de sono persistam, pode recorrer à suplementação para auxiliar o processo de relaxamento e indução do sono de forma natural. Os suplementos mais amplamente utilizados para os problema de sono, recorrem às seguintes plantas:
Melatonina: a melatonina é uma hormona produzida naturalmente pela glândula pineal, no nosso cérebro. A produção de melatonina está intimamente ligada ao nosso ritmo circadiano, que se sincroniza com a luz solar. O pico da sua produção está assim aumentado à noite, para que seja dado início ao tempo de descanso. Suplementos com melatonina são ideais para quem tem dificuldade em adormecer ou quem necessite de dormir durante o dia (ex: trabalhadores por turnos, etc.)
Valeriana: da raiz desta plantas são extraídos compostos ativos com ação sedativa e ansiolítica. Suplementos com valeriana são ideais para quem sente ansiedade generalizada, se esta for a principal razão que conduz à falta de sono.
Passiflora: a passiflora tem uma ação depressora, auxiliando nos casos de irritabilidade, stress e ansiedade. Muitos suplementos conjugam-na com a valeriana, potenciando os seus efeitos relaxantes. É ideal para prolongar o sono durante a noite, evitando os despertares noturnos.
Existem também alguns suplementos que combinam as várias ações das substâncias anteriormente descritas, potenciando a entrada e prolongamento do sono. Para além disso, existem fórmulas que permitem uma atuação mais rápida, como por exemplo, com comprimidos orodispersíveis. Ou que prolongam a sua ação durante a noite, como é o caso dos comprimidos ou cápsulas de libertação modificada.
Veja todos os suplementos para os problemas de sono disponíveis no nosso site farmacia.pt >> E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.