Como eliminar celulite nas pernas (3 dicas que realmente funcionam)
A celulite é conhecida como 'casca de laranja' e é a principal inimiga das mulheres. Para alguns é apenas uma imperfeição estética, mas, para outros, pode mesmo causar desconforto e dor nas zonas onde está mais profunda.
Mas será possível eliminá-la de alguma forma? Ou temos de viver com ela? Existem alimentos que ajudam ? Exercícios específicos para disfarçar? Leia este artigo para esclarecer estes e outros conceitos...
O que é a celulite ?
A celulite é um problema na estrutura da pele (mais especificamente na segunda camada da pele- a derme). Existe uma alteração nas fibras que separam as células de gordura, criando ‘altos e baixos’ mais ou menos acentuados. Para além disto, pode existir inflamação e retenção de líquidos que agravam o grau da celulite.
É muito comum a celulite se localizar em zonas como pernas, coxas e nádegas. Podendo existir noutras zonas do corpo como braços e barriga.
Quais os graus existentes?
- Grau I: apenas visível quando o músculo contrai ou a pele é apertada;
- Grau II: ligeiramente visível, sem contração do músculo ou aperto;
- Grau III: os nódulos são visíveis e palpáveis, com sensibilidade quando tocados;
- Grau IV: estado mais avançado com micro e macronódulos de gordura (ondulamento da pele); há sensibilidade e dor.
Quais as causas da celulite?
Existem vários fatores que aumentam a probabilidade de aparecimento da celulite:
- Sexo: cerca de 80% - 90% das mulheres possuem celulite, nos homens são apenas 10%;
- Genética: quando as mães têm celulite, é provável que as filhas possam ter um grau de celulite semelhante;
- Tabaco: o fumo do tabaco diminui a circulação do sangue e diminui a produção de colagénio, aumentando a probabilidade de ter celulite;
- Saltos altos: a pressão exercida nas pernas podem agravar a celulite existente;
- Excesso de consumo de sal: aumenta a retenção de líquidos que provoca mais celulite;
- Variação hormonal: a alteração das hormonas ao longo do ciclo da mulher (ex: adolescência, menstruação, menopausa, gravidez,...) aumentam o grau de celulite.
Dicas a incorporar para combater a celulite
- Alimentação rica em antioxidantes: estes alimentos podem ajudar a diminuir a inflamação da pele (ex: mirtilos, framboesas, romãs, açai, bagas de goji, espinafres, frutos secos, …)
- Massagem diária para aumento da circulação: pode usar uma escova de corpo ou algum massajador; a massagem deve ser feita com movimentos circulares e com alguma intensidade
- Suplementação em colagénio: o colagénio é essencial para a estrutura da pele, por isso, se aumentarmos a sua ingestão, o aspeto da pele é melhorado.
Aproveite os nossos descontos em produtos para a celulite e firmeza.
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.