Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Copo Menstrual Organicup: é realmente fácil de usar?

Copo Menstrual Organicup: é realmente fácil de usar?

A menstruação faz parte da vida de todas as mulheres e com ela, muita, muita, muita produção de lixo face ao uso de absorventes. Mas...sabia que não tem de ser assim? Pois é, a menstruação e a sustentabilidade andam cada vez mais de mãos dadas e há já alternativas reutilizáveis e amigas do ambiente. É o caso do copo menstrual. Sabe o que é? Como usar? Qual usar? A sua Farmácia e melhor amiga conta-lhe tudo! Ora veja…

O que são copos menstruais?

Copos menstruais são uma alternativa sustentável, reutilizável, sem químicos e que não absorve o sangue da menstruação. Os copos menstruais são colocados internamente e funcionam ao coletar esse sangue menstrual de forma ultra discreta e eficaz. Fáceis de utilizar e saudáveis, os copos menstruais Organicup (Ver aqui) substituem absorventes internos e externos de forma segura e além disso duram anos.

O copo Organicup é utilizado dentro do canal vaginal, recolhendo o sangue, e ajustando-se ao mesmo, criando vácuo, sem que haja por isso a possibilidade de fugas. Sim, nos primeiros dias pode fazer o teste quando estiver mais por casa, mas saiba que o copo menstrual se adapta a cada utilizadora e é hipoalergénico não sendo, por isso, prejudicial para a sua saúde.

Feitos a partir de vários materiais, os copos menstruais no mercado são, maioritariamente, feitos de silicone cirúrgico, silicone não poroso e do mesmo material de que são feitas as tetinas dos biberões. No caso do Organicup, é feito 100% de silicone médico e, por isso, não contém BPA ou latex, é vegan e pode ser usado por mulheres com tendência a alergias.

Em suma, todas podemos usar e o planeta agradece, uma vez que pode usar o seu copo menstrual durante 12 horas consecutivas e cada copo tem anos de duração, evitando assim toneladas de lixo anual que é gerado com os restantes absorventes internos e externos mais tradicionais, como os pensos higiénicos e tampões.

Mas...agora que já sabemos o que são copos menstruais, depois de desmistificarmos como são compostos e de percebermos que beneficiam o planeta e a nossa saúde, será que sabemos qual o copo que devemos utilizar? Será que existem tamanhos diferentes? Um tamanho ajusta-se a todas as mulheres? Vamos descobrir!

Os copos menstruais têm vários tamanhos?

Os copos menstruais têm vários tamanhos adequados a diferentes fases da vida da mulher. Os copos menstruais além de variarem de tamanho são também diferentes no que diz respeito à dureza e à flexibilidade, uns são mais flexíveis do que outros e existem também copos com maior dureza ou menos, de acordo com as necessidades de cada mulher.

Várias marcas disponibilizam online testes a que poderá responder para perceber qual o copo que mais se adapta ao seu corpo.

No caso da Organicup existem 3 tamanhos disponíveis:

  • Mini - Recomendado para adolescentes e mulheres que precisam de um tamanho mais pequeno. Com capacidade de recolher 19ml de fluxuo menstrual
  • A - adequado a mulheres que não tiveram partos vaginais. Com capacidade para 27 ml
  • B - indicado para mulheres que já experienciaram partos vaginais. Com capacidade para 33 ml

Será que me vou adaptar?

Como vimos acima, os copos menstruais além de serem disponibilizados em tamanhos diferentes têm outras características que fazem com que sejam modeláveis à fisionomia de cada mulher, ou seja, depois de dobrados para serem inseridos no canal vaginal, os copos menstruais voltam ao seu formato original e ficam “presos” pelo vácuo. E o que é que isso significa? Pois é, em primeiro lugar significa que não há fugas menstruais e em segundo lugar, nem o vai sentir, é como se não estivesse a usar nada, tal como acontece com um tampão.

Mas, se o copo menstrual fica dentro do meu canal vaginal como vácuo, como é que depois sai? Diga lá, era mesmo isto que estava mesmo a passa pela sua mente, não era? Calma, tal como entra facilmente, o copo menstrual sai num abrir e piscar de olhos, neste caso, num empurrar uma extremidade do copo e pôr fim ao vácuo que criou quando o inseriu. Tão simples que parece inacreditável! Nós sabemos…

Como usar?

Usar um copo menstrual é bastante fácil, para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Lave as mãos e com o dedo indicador pressione o centro do copo dobrando ao meio em seguida.
  2. Insira o copo menstrual no canal vaginal
  3. Depois de colocado no seu corpo, o copo anteriormente dobrado deve voltar à sua forma original, sem que o sinta
  4. Usar o copo menstrual até 12 horas
  5. Lavar novamente as mãos, relaxar, e puxar suavemente a haste no fundo do copo (no caso do Organicup) até chegar à base
  6. Com o indicador pressionar ligeiramente e retirar do canal vaginal
  7. Esvaziar o copo menstrual, despejando o conteúdo na sanita ou no lavatório, e enxaguar com água
  8. Se estiver numa casa de banho pública ou num lugar sem água pode limpar com um lenço, papel higiénico ou uma toalhita e enxaguar posteriormente
  9. Voltar a inserir e seguir de novo todos os passos
  10. Quando o período terminar, ferver o copo cerca de 3 a 5 minutos e guardar na caixa

Pode usar o copo menstrual para realizar todas as atividades que leva a cabo nos dias sem o período: nadar, correr e fazer todos os desportos que ama!

Barato, ecológico e sustentável, o copo menstrual não deixa mesmo desculpa para ficar apenas no site da sua Farmácia. Opte pela solução que a deixará confortável e o planeta um lugar melhor. Mudar o mundo pode estar literalmente na sua mão!

 

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima