Descubra os melhores hábitos para dormir!
Nada como o descanso! Aquele soninho profundo, de qualidade que soa a vida e nos faz acordar prontos para qualquer batalha do dia-a-dia e nos faz sentir reconfortados todas as manhãs…humm…quem não gosta, não é? Se esta não é a descrição das suas noites, saiba que pode passar a ser. Como? A sua Farmácia explica!
Como funciona o sono?
Se nos perguntássemos o que é dormir, provavelmente responderíamos que é fechar os olhos e descansar por algumas horas, mas será que compreendemos verdadeiramente como funciona o sono?
Quando falamos de sono, falamos num ciclo, ou seja, em várias etapas que nos levam ao tão almejado descanso.
Durante uma noite, o sono passa por vários ciclos com uma média de 100 minutos cada um, sendo o primeiro de cerca de 90 minutos. Uma noite com 8 horas de sono tem aproximadamente 4 a 5 ciclos: com quatro fases, duas de sono leve, uma de sono profundo e por último o sono REM.
À medida que o dia vai escurecendo, o nosso organismo produz uma maior quantidade de melatonina que ajuda na indução do sono. Assim que fechamos os olhos entramos na primeira fase do sono, em que o nosso corpo vai adormecendo aos poucos, a respiração fica mais lenta gradualmente, os músculos vão relaxando, mas no entanto, ainda é possível acordar com facilidade.
Passados cerca de 10 minutos, entramos na segunda fase do ciclo do sono em que o corpo já está relaxado, mas a nossa mente ainda está com atenção ao “mundo cá fora” e persiste a possibilidade de acordarmos com pequenos sons. Esta fase dura em média 20 minutos.
A terceira fase do ciclo do sono é chamada de “sono profundo” e é nesta fase que os músculos do nosso corpo já estão totalmente relaxados e o que acontece no meio em redor já não faz com que acordemos facilmente. A mente desliga-se e não existem sonhos. É também nesta fase que o nosso organismo cumpre o seu papel reparador e vai recuperar do cansaço do dia.
A última fase do ciclo do sono é a 4ª fase também denominada como “sono REM”. Tem início cerca de 90 minutos após se adormecer e é aqui que os batimentos cardíacos aceleram e podem existir sonhos.
Dificuldades para dormir: causas
De acordo com as estatísticas, cerca de um terço da população em Portugal tem ou já teve insónias. Os distúrbios do sono e a má qualidade de sono são cada vez mais comuns entre os portugueses.
As insónias podem ter várias causas,entre elas físicas, psicológicas e sociais que podem estar interligadas entre si. Entre as causas que estão na origem das insónias e na dificuldade em dormir ou ter um sono reparador estão:
- Stress: stress no trabalho, problemas familiares, um quotidiano muito agitado, entre outros, podem levar a que se ande com uma respiração e um ritmo cardíaco mais acelerados e por isso, o stress é capaz de nos tirar o sono;
- Ansiedade: preocupações excessivas e até antevisão de futuras preocupações leva a que o sono desapareça na hora de dormir;
- Depressão: estados depressivos podem levar a distúrbios do sono, quer a insónias e dificuldades em dormir, quer ao contrário, dormir em excesso;
- Ver televisão na cama: deixa-nos despertos e não ajuda nada na hora de adormecer Doenças existentes: como por exemplo a síndrome das pernas inquietas, apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outras;
- Bruxismo: é o ato de pressionar e ranger os dentes durante a noite, de forma inconsciente, que pode levar a que se acorde várias vezes durante a noite, prejudicando o sono Terror noturno: é um distúrbio que se assemelha ao sonambulismo e, apesar de ser mais comum em crianças, também pode ocorrer em adultos, em que a pessoa se senta na cama a falar, gritar ou caminhar. Este é um distúrbio que afeta a qualidade do sono.
Ingredientes ativos que ajudam a dormir
Em casos de stress, ansiedade e depressão há alguns ingredientes ativos que podem facilitar o adormecer e a ter um sono prolongado e reparador. Existem também alguns medicamentos para o efeito, é certo, contudo eles devem ser sempre tomados por prescrição do seu médico de modo a que faça uma toma correta e não tenha efeitos secundários indesejados ou prejudiciais ao organismo.
Estes são alguns ativos que promovem um sono de qualidade:
Suplementos de magnésio - promovem o relaxamento e ajudam o nosso cérebro a “desligar” com maior facilidade;
Suplementos à base de melatonina - que ajudam a induzir o sono, ou seja, ajuda a adormecer;
Raiz de valeriana - é uma planta medicinal com propriedades calmantes e que ajudam a melhorar a qualidade do sono;
Chá de camomila - atua como calmante natural, já que tem a substância apigenina que ajuda a relaxar o nosso sistema nervoso. Por isso, é ideal para tomar antes de dormir;
Óleo de lavanda - ajuda a melhorar a qualidade do sono Erva-Cidreira - tem propriedades tranquilizantes que ajudam na hora de dormir e a prolongar um sono bom;
Na sua Farmácia encontra uma grande variedade de suplementos que vão ajudar a adormecer mais rapidamente e, de acordo com as necessidades, a ter um sono prolongado de maior qualidade e reparador. São eles:
- Aquilea Sono Forte 30 Comprimidos
- Stresscalm Sono Cápsulas 30unid.
- Valdispro Natur Sono Gomas Naturais 30un.
- Melamil Tripto Solução Oral 30ml
Hábitos para uma boa noite de sonooooo…
E porque uma boa noite de sono é também sinónimo de maior qualidade de vida, deixamos aqui alguns comportamentos que deve seguir para que tenha uma noite de sono tranquila e reparadora:
- Ter uma rotina - “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”, como já diz o ditado, ter uma hora certa para deitar e levantar vai ajudar a que tenha a sua própria rotina de sono, o que vai fazer com que o seu corpo “se habitue” a que em determinada hora é hora de dormir e seja mais natural e simples adormecer;
- Não ver televisão na cama ou usar aparelhos como o computador ou o telemóvel - se tem este hábito e tem dificuldades em adormecer, saiba que está na hora de mudar, pois quando vemos televisão ou estamos no telemóvel na hora de ir dormir, estamos a impedir o nosso corpo de se preparar para adormecer e ficamos mais despertos;
- Praticar exercício físico - já sabemos que o exercício físico faz bem a tudo e com o sono não é diferente! Mexa-se!
- Relaxar - tomar um banho quentinho, ler um livro, beber um leite morno ou um chá são hábitos saudáveis que nos ajudam a relaxar e, consequentemente, a ter uma boa noite de sono.
Dormir pouco ou dormir mal é sinónimo de problemas de saúde, por isso, não descure as dicas que acima falamos e tente sempre ter um sono reparador. Fará a diferença na sua saúde!
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.