Impingem: prevenção e tratamento das manchinhas comuns no verão
Com o calor aumentam as idas à praia, à piscina e ao rio, ou seja, ficam reunidos os fatores ideais para o desenvolvimentos de fungos, entre eles os que provocam ‘micose da praia’. Sabe o que é e como tratar esta infeção fúngica? A sua Farmácia explica!
O que é?
A pitiríase versicolor, vulgarmente conhecida como impingem ou ‘micose da praia’ é uma infeção pelo fungo Malassezia furfur, um fungo que se encontra naturalmente na pele, mas que devido a alguns fatores como as temperaturas elevadas, humidade, transpiração em excesso, sistema imunitário mais debilitado, ter pele oleosa, fatores ambientais e genéticos crescem de forma anormal e descontrolada.
Esta é uma infecção muito comum que provoca áreas de despigmentação na pele que são bem visíveis quando a pele fica bronzeada porque é mais fácil de observar a diferença entre a zona do corpo infetada pelo fungo e a pele saudável.
A pitiríase versicolor não é contagiosa e é mais frequente em adolescentes e jovens adultos. Apesar do que muitas vezes se pensa, esta infeção não se contrai nas piscinas, nem nas praias.
Quais são os sintomas?
Esta infeção fúngica manifesta-se essencialmente através de manchas no corpo, principalmente no tronco, no pescoço, nas costas e nos braços. Reunimos aqui os principais sintomas da doença:
- Manchas brancas, escuras, avermelhadas ou acastanhadas
- Manchas pequenas que se vão unindo e formam manchas maiores
- Comichão
- Descamação
- Prurido
- Dor, nos casos mais graves
Estas manchas podem espalhar-se pelo corpo se não forem tratadas, daí a importância do diagnóstico e do tratamento. A melhor forma para diagnosticar a infeção e ter o melhor acompanhamento é consultar o dermatologista que através da observação das manchas e de exames micológicos conseguirá prescrever o melhor tratamento.
Tratamento
O tratamento desta infecção fúngica tem uma taxa de sucesso na ordem dos 90% e passa pela utilização de antifúngicos tópicos, maioritariamente, que são aplicados diretamente na pele facilmente. É o caso de:
- Shampoos
- Loções
- Pomadas
- Cremes
- Entre outros
Nos casos mais graves, muitas vezes onde além de um problema fúngico há também a vertente bacteriana e inflamatória, o tratamento passa por antifúngicos orais que contêm bifonazol. Este tipo de tratamento acarreta alguns efeitos secundários, principalmente para o fígado e por isso, é sempre prescrito pelo médico que pode também optar por esta forma de tratamento em casos de reincidência da infeção, que é algo comum, ou nos casos em que o tratamento tópico não apresentou os resultados esperados.
Ambas as formas de tratamento apresentam eficácia, porém nalguns casos os tratamentos podem demorar alguns meses.
Como prevenir?
A pitiríase versicolor pode ser prevenida e o seu tratamento pode ser acelerado com a adoção de algumas medidas simples, mas eficientes, são elas:
- Evitar a exposição solar
- Não utilizar produtos oleosos
- Manter a pele seca e limpa, principalmente áreas como as dobras da pele nas axilas e no pescoço
- Optar por roupas mais largas em algodão para que a transpiração seja menor
- Manter uma alimentação saudável
Alguns cuidados com propriedades antisséticas podem ajudar como é o caso de Babé Gel de Banho.
Aproveite todas estas dicas e tenha umas boas férias plenas em diversão, descanso e saúde!
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.