Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Não sabe qual o seu tipo de pele? Nós ajudamos!

Não sabe qual o seu tipo de pele? Nós ajudamos!

É o maior orgão do nosso corpo e está connosco desde que nos conhecemos. Sempre ouvimos dizer que é muito importante sentirmo-nos bem na nossa pele, mas será que a conhecemos assim tão bem como pensamos? Sabe qual o seu tipo de pele? Conhece as características do seu tipo de pele e, consequentemente, os cuidados a ter? Como sempre, a sua Farmácia cuida de si e explica tudo!

Os nossos tipos de pele

Um autor uma vez disse “debaixo da nossa pele, vive a nossa alma”. E só por isso vemos a importância que a nossa pele assume na nossa personalidade. Para que a cuidemos da melhor forma, importa conhecê-la e oferecer-lhe todos os cuidados que merece para que se mantenha saudável por muito, muito, muito tempo.

Existem vários tipos de pele, são eles: a pele normal, seca, mista e oleosa. Embora o nosso tipo de pele seja determinado geneticamente, existem vários fatores que influenciam a nossa pele.

Se cada tipo de carro tem as suas peças, se para cada testo existe uma panela, também para cada pele há um cuidado ideal que é importantíssimo para a sua saúde.

Pele Normal

De certeza já ouviu falar em pele normal e sabe a que se refere esse conceito? Pois é, quando falamos em pele normal estamos a referir-nos a uma pele com poros pequenos e bem equilibrada, não sendo muito seca, nem muito oleosa, mantendo-se num nível intermédio de oleosidade.

A pele normal também não apresenta tendência acneica nem manchas, sendo bem resistente. Apesar disso, a pele normal deve ser cuidada diariamente de modo a tornar-se sempre saudável e a prevenir o envelhecimento precoce. Por isso, a pele normal deve ser limpa e hidratada de manhã e à noite. Pode ainda aplicar um sérum nutritivo e, para remover as células mortas da pele, fazer-se valer da aliada esfoliação.

Pele Seca

Uma pele seca é um tipo de pele que se caracteriza por produzir sebo em menor quantidade quando comparado com uma pele normal. A falta de lípidos e uma menor retenção da humidade faz com que a pele fique desidratada, espessa e descamativa.

A pele seca, dada a falta de sebo, tem uma maior probabilidade de aparecimento de rugas e linhas de expressão, já que a pele não cria devidamente um escudo protetor e fica mais à mercê das agressões externas.

As mulheres têm a pele mais seca do que os homens e todos os tipos de pele se tornam mais secas à medida que envelhecemos.

Dadas as características de uma pele seca, com menos brilho e até propensa a pequenas irritações e também a um aspeto envelhecido deve ter cuidados específicos e que ajudem a colmatar a falta de lípidos.

Cuidados intensamente hidratantes e nutritivos como óleos, cremes e bálsamos são soluções que ajudam na manutenção de uma pele seca saudável.

Pele Mista

A sua pele não é totalmente oleosa, mas também não é seca? Não a consideraria normal e sente que a zona T é caracterizada por alguma oleosidade? Então o seu tipo de pele, muito provavelmente é uma pele mista.

Uma pele mista é uma pele onde há como que uma combinação, uma mistura de mais do que um tipo de pele. Confuso? Nada disso. Por norma, quando estamos na presença de uma pele mista identificamos uma sensação mais gordurosa na zona T, da qual fazem parte as zonas da testa, nariz e queixo, porém as restantes zonas do rosto, como por exemplo as bochechas, são equilibradas ou mais secas.

Este tipo de pele é mais propenso ao aparecimento de borbulhas e de pontos negros. Por isso, se tem pele mista deve optar sempre por cuidados de limpeza purificantes e matificantes e completar a rotina de cuidados com produtos hidratantes.

Pele Oleosa

Como o próprio nome indica, uma pele oleosa é uma pele com excesso de oleosidade provocado devido à ação intensa das glândulas sebáceas que produzem sebo acima do “normal”, aquilo a que cientificamente chamamos de seborreia.

A pele oleosa caracteriza-se por poros dilatados, obstruídos e com imperfeições e borbulhas. Apesar disso, nem tudo é mau! A pele oleosa é a que por norma manifesta sinais de envelhecimento mais tardiamente.

Não é pelo facto deste tipo de pele deixar a sensação de oleosidade que deve limpar mais vezes do que nos outros tipos de pele que já falamos. Esse é um erro comum de quem tem pele oleosa. A limpeza é muito importante, com certeza, porém deve ser feita com conta, peso e medida para que não se torne prejudicial à pele.

Para cuidar da pele oleosa, opte por géis ou espumas de limpeza e complete a rotina com produtos hidratantes de textura leve para evitar a obstrução dos poros. Algumas vezes por mês é também importante que esfolie a sua pele e utilize máscaras de limpeza. Os produtos matificantes são também uma excelente opção para este tipo de pele para ter um aspeto luminoso e não oleoso.

Pele Sensível

A pele sensível é uma pele que é mais facilmente agredida e por isso fica vermelha e irritada.

Nos casos em que estamos perante pele sensível, há um comprometimento da barreira cutânea natural, levando a pele a perder água e a facilitar a penetração de substâncias que irritam a pele.

Essas irritações dependem de vários fatores que podem ser desde fatores naturais a produtos de skincare ou até mesmo às temperaturas quer sejam altas ou baixas.

A pele sensível é uma condição que não é igual para todas as pessoas, tanto pode ser permanente como ocorrer apenas em determinadas situações, como as descritas anteriormente. Nos casos de pele sensível os cuidados devem passar por produtos suaves, calmantes, sem álcool e fragrâncias.

Não importa qual o tipo de pele que tenha deve ter sempre em conta que além dos cuidados acima mencionados para cada tipo de pele, é sempre de extrema importância utilizar cuidados de proteção solar para proteger a sua pele das agressões e dos efeitos nocivos da exposição solar.

Na sua Farmácia encontra várias opções de protetores solares ideais para diferentes zonas do corpo e para todos os tipos de pele. Como sempre, estamos aqui próximos para cuidar de si. Mime-se e torne-se na sua melhor versão!

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima