Onde devo apresentar o resultado do auto teste Covid?
Tal como abordado no artigo de blog (‘Teste Rápido Covid-19: como funciona?’) apenas os resultados positivos (ou inconclusivos) eram reportados através da linha SNS24.
De momento, todos os resultados, incluindo os negativos, podem ser inseridos na nova plataforma do Ministério da Saúde, criada para este efeito. Para além disto, fique a conhecer quais os locais que necessitam de apresentação obrigatória do resultado dos testes COVID.
Neste artigo, quisemos esclarecer-vos sobre algumas questões que existam sobre esta temática:
1) Quando devo fazer um auto teste?
O auto teste deve ser realizado por pessoas assintomáticas e que não tenham tido contactos de alto risco com doentes com COVID-19, como medida preventiva de contágio. Por isso, sempre que apresente sintomas ou tenha tido contacto com casos confirmados de COVID-19, pode fazer um auto-teste, mas deve priorizar o contacto telefónico com a linha SNS 24 (808 24 24 24) para ser encaminhado para teste molecular.
2) Em que situações é obrigatória a realização de testes laboratoriais?
No dia 17 de junho de 2021, a norma da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 foi atualizada. A realização de testes laboratoriais foi assim reforçada. Desta forma, é obrigatória a realização de testes laboratoriais em:
- Casamentos, batizados e festas de aniversário (ou celebrações semelhantes, fora do agregado familiar) com mais de 10 pessoas;
- Reuniões (fora do agregado familiar/ profissionais) com mais de 10 participantes;
- Eventos culturais, desportivos e corporativos com mais de 1000 participantes ao ar livre e com mais 500 em ambiente fechado;
- Contextos de trabalho com alto risco de transmissão (ex: agricultura, construção, serviços públicos,...) com 150 ou mais trabalhadores - com uma periodicidade de 14 em 14 dias.
Podem ser apresentados resultados de:
- Auto-testes (por colheita nasal), mas têm de ser realizados no próprio dia e local do evento, sob a supervisão de um profissional de saúde;
- Testes rápidos de antigénio (tal como os efetuados na farmácia, por exemplo), quando realizados 48 horas antes do início do evento;
- Testes moleculares, quando realizados 72h antes do evento.
Todos os resultados positivos nos auto testes/ testes rápidos, devem ser confirmados por teste molecular (dentro de 24 horas). Prevalece o resultado obtido por teste molecular. Veja a norma completa aqui.
3) Quais os auto testes que se encontram disponíveis em Portugal?
De momento, existe uma lista que contém todos os auto-testes atualmente aceites pelo Infarmed e que se encontram em comercialização no nosso país. No nosso site pode encontrar à venda o auto teste da Genrui Biotech Inc.
4) O que fazer se o meu auto teste der positivo?
Se o teste for positivo deve contactar assim que possível a linha SNS 24 (808 24 24 24). Para além disso, todos os resultados obtidos por auto teste devem ser reportados através do formulário presente na plataforma do Ministério da Saúde.
Graças a esta nova ferramenta é possível cruzar dados: nº de resultados positivos inseridos na plataforma vs. nº resultados positivos comunicados, em 12 horas, pela linha SNS 24. Caso o utente apenas tenha introduzido o seu resultado na plataforma, receberá uma SMS a recordar o contacto telefónico na linha SNS24.
Todos os testes positivos, mesmo quando não existem sintomas, têm encaminhamento para teste molecular confirmatório (apenas não acontece quando a pessoa em questão teve COVID-19 nos últimos 3 meses).
4.1) Quais os dados a inserir na plataforma?
A plataforma é muito intuitiva, pedindo os seus dados de saúde comuns, bem como a comunicação de sintomas:
Relembramos que mesmo que o seu resultado dê negativo, as medidas de prevenção e contenção do vírus devem sempre ser mantidas: distanciamento físico, utilização de máscaras e correta higienização/ desinfeção das mãos.
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.