Pé de atleta: como cuidar dos pés no verão
Época de sol, praia, calor, muitoooos banhos e claro de pés ao ar livre. Que boa é a sensação de deixar as meias de lado e aproveitar o que de bom traz o verão: uma sensação muito refrescante e libertadora.
Mas, com o verão vem também, muitas vezes, a frequência de espaços públicos como piscinas e balneários. Com o relaxamento que as férias pedem, a chanata fica muitas vezes junto da espreguiçadeira e de repente os nossos pés ganham odor, comichão, fissuras e lá está…apesar de não ter corrido a maratona, eis que se tornou o dono de pé de atleta. Mas não se preocupe porque a sua Farmácia está sempre aqui, próxima para cuidar.
O que é?
À infeção causada pela presença de um grupo de fungos (dermatófitos) nos nossos pés damos o nome de pé de atleta, que é em palavras mais familiares uma micose que se caracteriza por ser muito contagiosa.
O pé de atleta é um tipo de micose bastante frequente que afeta a saúde dos nossos pés e, para contrair a infeção basta apenas entrar em contacto com superfícies contaminadas ou com outra pele que já padeça da infeção.
Com um nome no mínimo peculiar, o pé de atleta ocorre porque os fungos se alimentam da queratina que está presente na nossa pele, unhas e no cabelo e proliferam em ambientes húmidos e quentes, por isso, adoram os espaços entre os dedos dos nossos pés e também as áreas como as unhas, a sola e a parte lateral, principalmente em pés suados.
O pé de atleta é uma infeção duradoura e contínua que pode reaparecer mesmo após um tratamento e tem também uma forte probabilidade de se espalhar para outras zonas do corpo. Aparece de forma mais comum nos meses de verão e nos climas tropicais e é facilmente contraída em zonas como balneários, chuveiros, piscinas, sapatos e em pés suados. Por isso, já sabe, em espaços públicos e ao longo de todo o ano é mesmo muito importante que utilize chinelos ou outro calçado que proteja os seus pés de ambientes contaminados.
Esta medida também é importante no caso de ter pé de atleta porque é uma forma de proteger os outros da infeção e limitar a sua proliferação.
Quais os sintomas?
O pé de atleta é relativamente fácil de identificar. Reunimos nesta lista os principais sintomas desta infeção nos pés:
- Comichão
- Ardor
- Sensação de queimadura
- Vermelhidão
- Descamação da pele, principalmente entre os dedos dos pés e que pode espalhar-se para a planta dos pés
- Fissuras entre os dedos dos pés, solas e calcanhares
- Pequenas bolhas
- Áreas esbranquiçadas entre os dedos dos pés
- Infeção bacteriana
- Mau cheiro
Como tratar?
O tratamento do pé de atleta passa por uma ação persistente e paciente que se realiza diariamente através de cuidados específicos, principalmente tópicos, mas também através de cuidados de higiene ou, em casos mais avançados de infeção, o tratamento pode ainda passar pela toma de medicamentos.
Para eliminar de vez o pé de atleta é comum e eficaz a utilização de antifúngicos que contêm bifonazol ou clotrimazol e fornecem ainda propriedades antibacterianas. Nos casos de pé de atleta com inflamação poderá ser necessário complementar a aplicação do antifúngico com um corticosteroide.
Como prevenir?
A prevenção do pé de atleta passa por alguns passos de cuidados de higiene diários. Ora veja:
- Não andar descalço em lugares públicos como piscinas, balneários, etc
- Sempre que possível deixar os pés em contacto com o ar
- Secar sempre bem os pés, com enfoque nas zonas como o espaço entre os dedos
- Utilizar meias limpas diariamente
- Trocar de meias depois de fazer desporto ou transpirar
- Opte por meias com uma maior composição de algodão
- Não partilhar meias, toalhas calçado
- Ter sempre as unhas curtas e limpas
- Vá alternando entre diferentes calçados para que possam secar entre cada utilização
Com estas dicas preciosas e com todas as ferramentas para prevenir e tratar o pé de atleta, não descure estes cuidados e torne as suas férias divertidas e também bastante saudáveis.
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.