Quais são os tipos e os sintomas de alergia?
Comichão no nariz e nos olhos, muitos espirros, alguma tosse, nariz entupido e com pingo? Se sofre de alergias estes sintomas não são, de certeza, novidade para si. Mas quando falamos em alergias sabe a que nos estamos a referir? Conhece os diferentes tipos de alergia e os seus sintomas? Acompanha-nos nesta jornada que como sempre a sua Farmácia explica tudo!
O que é a alergia?
Uma alergia não é nada mais nada menos do que uma resposta do nosso sistema imunitário à presença de um alérgeno, com a particularidade de que essa resposta é exagerada e os alérgenos podem ser de vários tipos, que normalmente não causam essas reações exageradas no comum das pessoas. Isto significa que o nosso organismo, por “ver” essas substâncias como inimigos, tenta expulsá-las de forma prejudicial para a pessoa alérgica.
Essa resposta inadequada traduz-se muitas vezes alterações inflamatórias no organismo, sendo vários os sintomas das alergias dependendo de vários fatores.
E que fatores são esses? Pois é, existem fatores genéticos que influenciam a predisposição para desenvolver alergias, então, é normal que os antecedentes familiares tenham um peso relevante no que concerne a este tema. Se um dos pais tiver alergias, estima-se que o filho tenha cerca de 50% de probabilidade de ter alergias também. Já se ambos os progenitores tiverem alergias há cerca de 75% de probabilidade do filho desenvolver alergias. Embora seja importante salientar que as pessoas não nascem com alergias, quanto muito nascem com essa predisposição.
Além dos fatores genéticos, as alergias podem também surgir devido a fatores ambientais, em que as substâncias do meio podem causar alergia.
Como identificar: tipos e sintomas?
Depois de percebermos o que é na verdade uma alergia, importa saber que existem diferentes tipos de alergias que variam de acordo com os fatores acima mencionados. Por isso, podemos ter alergias:
- Ao pólen - esta é uma alergia que em Portugal ocorre durante todo o ano, com maior prevalência durante a primavera.
- Aos ácaros
- Aos alimentos - são mais frequentes em bebés e crianças, mas pode também ter início na fase da adolescência e até nos adultos, embora a percentagem seja menor. Entre os principais alimentos que podem desencadear alergias estão:
-
-
-
- Leite
- Ovos
- Marisco
- Frutos secos
-
-
-
- À picada dos insetos - principalmente às picadas das abelhas, vespas, formigas, mosquitos, pulgas, entre outros.
- A medicamentos
Os sintomas de alergia variam consoante o tipo de alergia, no entanto reunimos aqui os mais frequentes, tendo em conta as alergias mais comuns na população.
Em caso de rinite alérgica é comum verificar:
- Pingo no nariz
- Comichão no nariz e nos olhos
- Congestão nasal
- Nariz vermelho
- Espirros
- Dores de cabeça
- Entre outros
Quando estamos perante casos de asma alérgica, é frequente verificar os seguintes sintomas:
- Tosse
- Falta de ar
- Cansaço ao fazer esforços
- Pieira
- Dificuldade em respirar
- Entre outros
Se a alergia for alimentar ou a algum medicamento, os sintomas mais usuais são:
- Manchas vermelhas na pele
- Comichão
- Lábios e língua inchada
- Dor abdominal
- Problemas gastrointestinais
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Pode ocorrer choque anafilático
- Entre outros
Alergias comuns na primavera e como prevenir/tratar?
Com a primavera, para muitas pessoas chegam também as alergias. São as chamadas alergias sazonais que provocam muitos espirros, congestão nasal, olhos vermelhos, pele seca e descamativa, entre outros.
Os sintomas das alergias sazonais tendem a agravar-se com as mudanças de temperatura.
As alergias mais comuns na primavera estão mais relacionadas com o polén. Contudo, com o tratamento correto é relativamente simples eliminar os sintomas e reforçar o sistema imunitário.
As alergias sazonais ocorrem numa determinada altura do ano e recorrem, por norma, no ano seguinte, sendo que por vezes se tornam crónicas, como por exemplo acontece com a rinite alérgica e a asma alérgica.
Quando sabemos que somos alérgicos a alguma substância podemos ficar afastados de ambientes com essas mesmas substâncias, ou, no caso de alergia alimentar ou a medicamentos, procurar não ingerir essas substância é a melhor forma de prevenir alergias.
O tratamento das alergias da primavera deve ser sempre prescrito por um profissional de saúde, como um imunoalergologista. O tratamento passa por:
- Sprays nasais
- Anti-histamínicos
- Descongestionantes
- Colírios para os sintomas oculares
- Tratamentos de imunoterapia - são tratamentos de dessensibilização aos alérgenos e estão indicados em casos de reação alérgica grave e quando os outros métodos de tratamento não funcionaram
- Entre outros
Lembre-se, é possível viver com alergias e ainda assim ter qualidade de vida. Por isso, em caso de sintomas deve sempre consultar um profissional de saúde para que este possa indicar a melhor forma de combater as alergias. Cuide de si!
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.