Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Raios solares e melanoma: tudo o que deve saber!

Raios solares e melanoma: tudo o que deve saber!

Está mesmo aí o verão e com ele os primeiros raios de sol quentinhos, relaxantes e mesmo a pedir que nos deixemos levar pelo calor que há tantos meses esperávamos. Porém, tudo o que traz benefícios acarreta risco e na exposição solar não é diferente.

Esta semana assinala-se o Dia Europeu do Melanoma e é também tempo para relembrar os cuidados que cada um deve ter enquanto apanha sol, algo muito benéfico e essencial para a saúde, desde que feito de forma correta.

Quando falamos em exposição e raios solares ouvimos sempre “os UVA, UVB e a luz azul”, mas sabe o que são e quais os riscos e cuidados a ter na exposição aos mesmos? Conhece as causas do melanoma? A sua Farmácia explica!

Raios Solares: quais são e cuidados a ter

Desde que saímos de casa estamos expostos à luz solar, quer no verão, quer ao longo de todo o ano. E, por isso, é imprescindível conhecer quais os tipos de raios solares para que nos possamos proteger e cuidar da nossa pele de forma saudável.

A luz solar é composta em 50% por infravermelhos, 45% por luz visível e 5% por raios ultravioleta. Surpreso? Pois é, por norma os raios solares que de forma mais comum ouvimos falar são os raios ultravioleta, mas não são os que em maior parte constituem a luz solar que chega até nós.

Dentro dos raios ultravioleta, 95% são raios UVA, que conseguem penetrar até a derme, a segunda camada da pele, e 5% são raios UVB, que atingem a epiderme, ou seja, a camada mais superficial da pele.

Quando falamos em luz visível, que acima vimos compor 45% da luz solar, 50% corresponde à luz azul e os restantes 50% a outras cores.

E se ao ler luz azul se lembrou da luz emitida pelo seu telemóvel ou monitor saiba que é a mesma, e por isso, os cuidados com a luz azul não devem apenas ficar-se pela parte oftalmológica, pois a nossa pele acarreta também danos se não for protegida face a este tipo de radiação solar. A luz azul é a que mais profundamente consegue penetrar a nossa pele, chegando à hipoderme, a terceira camada cutânea do nosso organismo.

Cuidados a ter na exposição solar

Como a exposição solar desprotegida pode ter efeitos nocivos para a nossa pele e consequentemente para a nossa saúde, como por exemplo o desenvolvimento de melanoma.

Por isso, e para potenciar o melhor de si enquanto está ao sol, siga estes cuidados:

  • Utilizar protetor solar com fotoproteção elevada durante todos os dias do ano e não apenas no verão
  • Evitar a exposição ao sol durante as horas de maior calor, ou seja entre as 11h e as 16h; no caso de estar na praia durante estas horas deve usar protetor solar mesmo que esteja à sombra
  • Evitar a exposição solar até 72 horas após tratamentos estéticos, ou de acordo com a indicação do seu cirurgião e/ ou dermatologista
  • Mantenha-se hidratado
  • Utilize cuidados pós-solar
  • Utilize chapéus e óculos de sol
  • As crianças devem utilizar t-shirt

Melanoma: o que é?

O melanoma é o tipo mais grave de cancro da pele que surge nos melanócitos, as células da pele que produzem melanina, que é o pigmento que dá cor à nossa pele.

Quando apanhamos sol, os melanócitos produzem mais melanina e, por isso, ficamos bronzeados. Quando os melanócitos se tornam malignos surge o melanoma cutâneo. Apesar de não ser o foco deste artigo, os melanomas podem também surgir nos olhos e noutras zonas do corpo.

O melanoma pode surgir em todas as idades, mas a probabilidade de se desenvolver um melanoma aumenta com a idade.

O melanoma desenvolve-se em qualquer superfície da pele do corpo e surge em sítios diferentes, por exemplo:

  • Nos homens - o melanoma surge muitas vezes:
    • No tronco
    • Na cabeça
    • No pescoço
  • Nas mulheres - o melanoma surge muitas vezes:
    • Na zona inferior das pernas

Importa ainda saber que é mais raro o melanoma surgir em pessoas de raça negra e com pele mais escura. Quando surge nestas circunstâncias, tende a aparecer sob as unhas dos pés e mãos, na palma das mãos ou planta dos pés.

Causas do melanoma

Ainda não são conhecidas quais as causas que estão na origem do melanoma, no entanto existem fatores de risco que demonstram um impacto no surgimento deste tipo de cancro.

  • Ter muitos sinais a partir dos 50 anos aumenta o risco de desenvolver melanoma
  • História familiar e pessoal - O risco de ter melanoma aumenta quando na família duas ou mais pessoas têm ou já tiveram melanoma. Pessoas que já tiveram melanoma também apresentam um elevado risco de poder desenvolver um novo melanoma.
  • Sistema imunitário deprimido - ter um sistema imunitário mais enfraquecido aumenta o risco de desenvolver melanoma, como por exemplo em casos de alguns tumores, após um transplante de órgãos e também infeção por HIV
  • Queimaduras solares graves - as queimaduras solares graves, com borbulhas e feridas aumenta o risco de melanoma, basta apenas ter tido uma queimadura com estas características na infância ou na adolescência para o risco ser maior.
  • Radiação UV - o risco de desenvolver melanoma é maior nas zonas de maior incidência de radiação solar. Isto é válido também para as fontes artificiais dos raios UV, como nos solários.

Protegermos a nossa pele com um protetor solar de elevada fotoproteção todos os dias do ano e adoptar comportamentos preventivos são a melhor solução para uma pele saudável e para prevenir o aparecimento de cancro da pele.

Para saber melhor como prepara a sua pele para a exposição solar, reveja este artigo!

Na sua Farmácia encontra múltiplas opções para se proteger e potenciar o melhor de si todos os dias. A proteção solar é de extrema importância e está na suas mãos uma vida mais saudável e feliz!

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima