Saiba tudo sobre os emplastros para contratura muscular
A utilização de emplastros para dores musculares ou articulares está a ganhar cada vez mais utilizadores. Sabe o motivo e porque estes têm um efeito mais rápido que aplicação de um gel ou creme? Vamos explicar-lhe tudo!
Primeiramente é fundamental destacar que o uso de emplastros proporciona um alívio à dor e trata as lesões musculares muito mais rápido que qualquer gel ou creme, daí a preferência por este tipo de tratamento.
As lesões musculares podem levar facilmente a contraturas musculares porque há uma contratação contínua e involuntária do músculo.
Provocadas por má postura, fadiga, rigidez muscular ou má execução de exercícios, a verdade é que aparece sempre em zonas localizadas e por isso a aplicação de emplastros torna-se fácil.
Posto isto, pode usar emplastro para contratura muscular seja no pescoço, ombros, cervical, coxa, dorsal e lombar.
Diferentes tipos de emplastro
Se já procurou um emplastro para contratura muscular ou apenas para atenuar uma dor, então sabe que existem 2 tipos de emplastros.
Entre eles encontramos emplastros com uma substância ativa e outros que realizam todo o tratamento através do calor.
1. Emplastros térmicos
Os emplastros térmicos produzem calor quando estão em contato com a pele. Este calor tem um efeito terapêutico localizado que ajuda a relaxar os músculos e a aliviar a dor.
Com uma libertação contínuo de calor, aumenta o fluxo sanguíneo e relaxa os músculos. Assim, consegue tratar as lesões musculares mesmo não contendo nenhum principio medicamentoso.
2. Emplastros Medicamentosos
Os emplastros medicamentosos têm um principio ativo anti-inflamatório que substitui a toma de um medicamento via oral. Com uma absorção localizada, são utilizados também para atenuar e tratar as dores musculares.
Em suma, quer opte por um emplastro térmico ou medicamentoso irá ajudar a atenuar as dores provocadas pelas contraturas musculares. Contudo, deve sempre ler as contra-indicações e assegurar uma correta utilização dos mesmos.
Veja todos os emplastros disponíveis no nosso site farmacia.pt >>
E já sabe, se a dor se prolongar deve pedir conselho ao seu médico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.