Portes Grátis para encomendas > 40€

Secura vaginal: porque a sentimos e como tratar

Secura vaginal: porque a sentimos e como tratar

Todas nós mulheres já sentimos alguma vez a nossa vagina mais seca. Mas, porque motivo isso acontece? Sabia que existem vários fatores para a secura vaginal? A sua Farmácia explica-lhe todas as causas e como tratar a secura vaginal.

O que é a secura vaginal?

A secura vaginal é algo comum que acontece/pode acontecer em todas as idades e que se caracteriza pelo ressecamento da vagina devido à baixas hormonais que impedem a lubrificação da mucosa. Sensações como comichão, queimação, ardor, desconforto, corrimento diferente do normal e/ou dor durante as relações sexuais e masturbação.

O que causa a secura vaginal?

Desengane-se quem acha que a secura vaginal e a falta de lubrificação é só um problema das mulheres mais velhas! Pelo contrário, como vimos, a secura vaginal afeta mulheres de várias idades e é algo muito comum e, muitas vezes, pode tratar-se apenas de um processo natural do organismo feminino.

A lubrificação vaginal está intimamente relacionada com os níveis de estrogénio que mudam ao longo da vida da mulher e do seu ciclo. Mas como é que esta secura é causada? Na origem da secura vaginal podem estar causas físicas e psicológicas. Veja de seguida as principais causas do ressecamento vaginal, abaixo.

Alterações hormonais

Todas nós já sentimos um turbilhão face às hormonas que mudam ao longo do ciclo menstrual e que nos fazem sentir várias coisas, muitas vezes ao mesmo tempo.

Pois é, o estrogénio, hormonas femininas, sofre profundas mudanças na sua produção na menopausa, amamentação e no período pós-parto. Nestas fases da vida feminina, com a queda abrupta dos níveis de estrogénio, a lubrificação vaginal é menor, causando secura. Por isso, nestes períodos podem ocorrer uma diminuição da libido e, por consequência, desinteresse na atividade sexual.

O corpo produz também menos estrogénios nos seguintes casos: quimioterapia, remoção dos ovários e terapia de radiação na pélvis.

Pílula contraceptiva

A toma da pílula e de alguns medicamentos, como por exemplo antidepressivos, têm como efeito secundário a secura vaginal, uma vez que interferem nos níveis hormonais, de humidade e os fluídos que a vagina produz.

Ansiedade e stress

Os fatores emocionais também têm influência na redução do desejo sexual e estão diretamente relacionados com a falta de lubrificação.

Estados de tristeza, ansiedade e/ou depressão podem deixar as mulheres menos excitadas e, não raras vezes, com falta de autoconfiança, isto é sinónimo de menor lubrificação que é fundamental para a relação sexual, assim como a relação com o parceiro.

Quando o organismo feminino está sob stress, há muitas das vezes uma redução do desejo sexual, que pode estar associado à diminuição do fluxo sanguíneo em todo o corpo e à diminuição da humidade vaginal.

Atividade Sexual e parceiro

Se na hora do sexo não está confortável ou segura é normal que se sinta retraída e não lubrifique como seria esperado. Essa falta de prazer pode levar a que sinta secura vaginal, que pode provocar mesmo dor na atividade sexual.

Uma relação sexual deve ser prazerosa para ambos os parceiros, quando assim não é, pode ser que um parceiro não esteja a excitar o outro e no caso da mulher, esse é também um fator causador de secura vaginal. Nesses casos importa que conversem abertamente e sem tabus sobre essa questão para perceber se há algo na relação que precise de ser revista ou ajustada.

Apesar disso, é também importante perceber se a lubrificação ocorre um pouco mais tarde porque o corpo não acompanha logo o cérebro e seja necessária maior estimulação. Sim, os preliminares também aqui são importantes!

Como tratar a secura vaginal?

Comichão, ardor, corrimento incomum, e… muita calma porque existe tratamento para a secura vaginal! É claro que é uma situação desconfortável e que causa dor muitas das vezes, mas pode ficar descansada porque, se esse é o seu problema, a sua farmácia traz-lhe a solução, no caso mais do que uma solução!

Se começou a sentir secura vaginal depois de ter começado a tomar a pílula ou algum outro tipo de medicamento, deve sempre falar e aconselhar-se com o seu médico ou ginecologista já que são os melhores aliados na sua saúde e, caso seja necessário fazer algum ajuste face ao que está a tomar, eles vão ajudá-la com toda a certeza.

Quando a secura vaginal ocorre devido à queda dos níveis hormonais femininos, existem algumas soluções que pode encontrar na sua Farmácia:

  • Hidratantes vaginais - são cuidados diários especialmente formulados para o desconforto provocado pela secura vaginal e durante as relações sexuais e que, muitas vezes, imitam a lubrificação natural da mulher.
  • Preservativos lubrificantes - no mercado, existem já várias opções de preservativos lubrificantes para estimularem ao máximo o prazer no sexo oral, vaginal ou anal, ao mesmo tempo que protegem suavemente.
  • Gel lubrificante - é um gel concebido para oferecer lubrificação e, muitas vezes, para intensificar o prazer sexual.

Para questões de ordem emocional deve falar com um psicólogo para perceber melhor o que está a acontecer consigo e como ultrapassar o problema para que possa ser feliz, livre e saudável.

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima
Search engine powered by ElasticSuite