Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Tudo o que deve saber sobre protetores solares

Tudo o que deve saber sobre protetores solares

Estamos cada vez mais perto do verão e inevitavelmente começamos a sentir saudades e muita vontade de apanhar os primeiros raios de sol. A praia está mesmo ali ao lado e o calor já pede uns mergulhos no mar ou na piscina. Mas, será que nos protegemos como devemos? Sabe como usar corretamente o protetor solar. Qual usar? A sua Farmácia explica tudo…

Quando devo usar protetor solar?

Só quando vemos os dias repletos de sol é que provavelmente nos lembramos mais de que a exposição solar tem muito benefícios, quando feita corretamente, mas também acarreta alguns efeitos nocivos que podemos prevenir.

Apesar disso, a grande maioria dos protetores solares já oferecem uma fotoproteção muito elevada face aos raios UVA, UVB e luz azul que estão em contacto connosco durante todo o ano e não apenas quando o sol espreita mais sorridente. É por isso que deve utilizar protetor solar todos os dias, durante todo o ano e, para garantir e potenciar a máxima proteção para a sua pele, deve repetir a aplicação frequentemente para evitar os famosos escaldões.

Protetor solar de corpo pode ser colocado no rosto?

A resposta é não se a tem pele oleosa ou sensível. Se utilizamos um protetor solar que refere especificamente para uso na pele do corpo, o mesmo não deve ser utilizado na pele do rosto, já que são áreas do corpo com propriedades diferentes.

Muitos dos protetores solares que existem atualmente no mercado oferecem gamas distintas para corpo e rosto e é assim mesmo que devem ser utilizados em casos de pele com mais especificidades.

Alguns protetores solares de corpo são inclusive adaptados à prática de exercícios físicos e por isso são também mais gordurosos, o que significa que no rosto com pele oleosa poderiam causar, por exemplo, acne e no rosto com pele sensível poderiam causar alguma reação.

Se a sua pele for normal não haverá problema em utilizar o protetor solar de corpo no rosto, porém, será sempre melhor e mais eficaz se utilizarmos os cuidados para cada área do corpo especificamente.

Protetor solar inibe o bronzeado?

Errado! Não ficará menos bronzeado (a) por utilizar protetor solar. Ao utilizar protetor solar é normal que o bronzeado ocorra de forma um pouco mais lenta, porém ocorrerá de forma saudável e prolongada para um bronzeado sublime, bonito e duradouro.

Ao mesmo tempo, enquanto garante um bronzeado mais duradouro e saudável, a utilização de protetor solar garante proteção face aos efeitos nocivos da exposição solar, como os radicais livre, e vai prevenir o fotoenvelhecimento.

Devo utilizar protetor solar nos dias nublados e de chuva?

Os raios ultravioleta têm a capacidade de perfurar as núvens e alcançar a pele da mesma forma que acontece também em dias límpidos de muito sol. Por isso, até em dias cinzentos e de chuva (e como acima falamos, durante todo o ano) deve utilizar sempre protetor solar.

Protetor solar com cor é mais eficaz?

Os protetores solares com cor/tonalidade têm uma maior aderência à pele e por isso, oferecem uma proteção um pouquinho mais eficaz quando comparado com um protetor solar normal.

Em ambientes fechados deve-se usar protetor solar?

Em ambientes fechados estamos grande parte das vezes expostos à luz azul, acontece por exemplo quando usamos o nosso telemóvel, vemos televisão ou usamos o computador e o tablet. Por isso, é importante que mesmo em ambientes fechados se proteja e opte por um protetor solar com espectro de proteção face à luz azul. Isto é bastante importante até porque a luz azul é a radiação mais perigosa uma vez que consegue penetrar na camada mais profunda da pele e, consequentemente, causar manchas cutâneas.

Uso makeup com proteção solar. Devo usar protetor solar também?

A resposta é sim porque a maior parte das opções de maquilhagem com proteção solar oferece uma proteção muito baixa e fraca, não protegendo a pele o suficiente. Por isso, importa utilizar sempre proteção solar quer use maquilhagem ou não. A proteção solar da maquilhagem não substitui o protetor solar!

O mesmo acontece no caso dos hidratantes com proteção solar que, de facto, melhoram a pele e fortalecem a barreira cutânea, mas também não garantem uma ótima proteção face aos raios UVA, UVB e luz azul.

Comprei protetor solar no ano passado e sobrou muito. Posso utilizar este ano?

A duração do protetor solar varia sempre de marca para marca. Deve estar atento e perceber na embalagem do protetor solar quanto tempo de duração a marca indica. Por norma, um protetor solar dura nove meses depois de aberto. Pode ver essa informação num símbolo que é um frasco ou um boião com a tampa aberta algures na embalagem.

Apesar disso, é importante que tenha algumas noções sobre a validade do protetor solar pois, apesar da duração indicada pela marca há alguns fatores que alteram essa validade.

A data de validade indicada pela marca do protetor solar que usa é feita tendo em conta as condições ideais de armazenamento do produto que garante que os filtros solares continuam, durante esse tempo, sem perder a eficácia.

Quando levamos os protetores solares connosco para a praia, por exemplo, e os deixamos abertos por algum tempo e até a apanhar sol, as condições de armazenamento deixam de ser as melhores e o produto começa a diminuir a sua eficácia. Por isso, deve utilizar sempre o seu protetor solar durante o período de validade indicado pela marca e não fora desse período mesmo que lhe tenha sobrado produto do ano passado. Caso não o faça, estará desprotegido e há uma grande probabilidade de apanhar escaldões e sofrer outros efeitos nocivos da exposição solar.

Depois de desvendados alguns mitos e descobertas as verdades sobre tudo o que precisa de saber sobre protetores solares e proteger-se durante todo o ano!

E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima