Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Nutra e estimule o seu cérebro de forma saudável

Nutra e estimule o seu cérebro de forma saudável

De acordo com o artigo ‘Vitamina para o cérebro: acabe com a sua fadiga mental’, esclarecemos que as vitaminas e os minerais são essenciais no funcionamento fisiológico cerebral. No entanto, outras substâncias também contribuem com benefícios excelentes para o nosso cérebro. Sem nunca esquecer a importância da alimentação, abordaremos também alguns alimentos que pode e deve incluir na sua dieta diária.

Nutra bem o seu cérebro

Existem cada vez mais evidências que indicam que a ingestão de frutas, vegetais, peixe, etc. é benéfica para a nossa saúde cerebral. Uma das dietas com maior destaque nesta área é a dieta mediterrânea que desempenha um papel importantíssimo na preservação da saúde cognitiva. Esta dieta combina frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, oleaginosas e um consumo regular e moderado de álcool. Vários são os seus benefícios: incidência reduzida de distúrbios cognitivos, prevenção da depressão, melhoria da saúde cerebral durante o envelhecimento, etc.

A dieta deve ser variada e incluir os seguintes grupos essenciais:

  • Vitaminas e minerais, presentes nas frutas e vegetais, essenciais no funcionamento cerebral
  • Ómegas-3, presentes no peixe, oleaginosas, abacate e azeite, essenciais na manutenção dos tecidos do sistema nervoso
  • Polifenóis, presentes nos frutos vermelhos, vinho, cacau e café, essenciais na proteção da oxidação celular

Ao nível do macro nutrientes, os hidratos de carbono revelam uma importância fulcral, pois entregam a energia necessária ao nosso cérebro de forma rápida e eficaz. Embora o cérebro humano apenas representa 2% do peso corporal, este consome cerca de 20% da energia da glicose que ingerimos.

 

Estimule bem o seu cérebro

Várias substâncias apresentam benefícios múltiplos no sistema cerebral e cognitivo. Abordaremos algumas que demonstram ser interessantes e que são facilmente encontradas na suplementação alimentar:

  • Fosfatidilserina/ fosfatidilcolina/ fosfatidiletanolamina:

A fosfatidilserina é um constituinte das membranas das células do neurónios. A fosfatidilserina é sintetizada a partir de fosfatidilcolina ou fosfatidiletanolamina. Estudos demonstram que existe melhoria de funções cerebrais, principalmente ao nível da memória. Ex: melhor memória de curto e longo prazo, aprendizagem, atenção, concentração, raciocínio, resolução de problemas, habilidades linguísticas, comunicação, funções locomotoras, reações rápidas e reflexos.

  • Ómega 3

Os ácidos gordos ômega-3 são essenciais na dieta e a sua função mais importante consiste na manutenção dos tecidos do sistema nervoso. Estudos demonstram que a diminuição de DHA (um dos principais tipos de ómega-3) conduz a défices neurológicos, aprendizagem alterada e alterações na visão.

  • Gingko biloba

A planta ginkgo biloba demonstra um papel importante no tratamento de problemas de memória, velocidade cognitiva, inflamação, demência, tromboses e envelhecimento. Possui propriedades antioxidantes e antiplaquetárias: potenciando a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a viscosidade do sangue e reduzindo os radicais livres.

  • 5-HTP

O 5-hidroxitriptofano (5-HTP) é um intermediário na síntese de serotonina. Os níveis de serotonina condicionam o sono, ansiedade, agressividade, apetite, temperatura, comportamento sexual, etc.. A toma de 5-HTP demonstrou eficácia no tratamento de depressão, dores de cabeça crónicas e insónias.

  • Ashwagandha

A ashawagandha é uma erva comum na medicina ayurvédica. Possui um efeito promotor da cognição e diminui a perda de memória. Para além disso tem uma ação ansiolítica e melhora os níveis de energia.

 

 

Deixamos algumas sugestões de suplementos alimentares para estimular o funcionamento cerebral que pode encontrar no nosso site:

Solgar Complexo 5-HTP Suplemento Cápsulas 30unid

Bioactivo Biloba Forte Comprimidos 60unid

Advancis Ómega 3 Super DHA Mini-Cápsulas 30unid. 

 

Veja todos os suplementos alimentares para o cérebro disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima