Nutra e estimule o seu cérebro de forma saudável
De acordo com o artigo ‘Vitamina para o cérebro: acabe com a sua fadiga mental’, esclarecemos que as vitaminas e os minerais são essenciais no funcionamento fisiológico cerebral. No entanto, outras substâncias também contribuem com benefícios excelentes para o nosso cérebro. Sem nunca esquecer a importância da alimentação, abordaremos também alguns alimentos que pode e deve incluir na sua dieta diária.
Nutra bem o seu cérebro
Existem cada vez mais evidências que indicam que a ingestão de frutas, vegetais, peixe, etc. é benéfica para a nossa saúde cerebral. Uma das dietas com maior destaque nesta área é a dieta mediterrânea que desempenha um papel importantíssimo na preservação da saúde cognitiva. Esta dieta combina frutas, vegetais, grãos integrais, peixes, oleaginosas e um consumo regular e moderado de álcool. Vários são os seus benefícios: incidência reduzida de distúrbios cognitivos, prevenção da depressão, melhoria da saúde cerebral durante o envelhecimento, etc.
A dieta deve ser variada e incluir os seguintes grupos essenciais:
- Vitaminas e minerais, presentes nas frutas e vegetais, essenciais no funcionamento cerebral
- Ómegas-3, presentes no peixe, oleaginosas, abacate e azeite, essenciais na manutenção dos tecidos do sistema nervoso
- Polifenóis, presentes nos frutos vermelhos, vinho, cacau e café, essenciais na proteção da oxidação celular
Ao nível do macro nutrientes, os hidratos de carbono revelam uma importância fulcral, pois entregam a energia necessária ao nosso cérebro de forma rápida e eficaz. Embora o cérebro humano apenas representa 2% do peso corporal, este consome cerca de 20% da energia da glicose que ingerimos.
Estimule bem o seu cérebro
Várias substâncias apresentam benefícios múltiplos no sistema cerebral e cognitivo. Abordaremos algumas que demonstram ser interessantes e que são facilmente encontradas na suplementação alimentar:
-
Fosfatidilserina/ fosfatidilcolina/ fosfatidiletanolamina:
A fosfatidilserina é um constituinte das membranas das células do neurónios. A fosfatidilserina é sintetizada a partir de fosfatidilcolina ou fosfatidiletanolamina. Estudos demonstram que existe melhoria de funções cerebrais, principalmente ao nível da memória. Ex: melhor memória de curto e longo prazo, aprendizagem, atenção, concentração, raciocínio, resolução de problemas, habilidades linguísticas, comunicação, funções locomotoras, reações rápidas e reflexos.
-
Ómega 3
Os ácidos gordos ômega-3 são essenciais na dieta e a sua função mais importante consiste na manutenção dos tecidos do sistema nervoso. Estudos demonstram que a diminuição de DHA (um dos principais tipos de ómega-3) conduz a défices neurológicos, aprendizagem alterada e alterações na visão.
-
Gingko biloba
A planta ginkgo biloba demonstra um papel importante no tratamento de problemas de memória, velocidade cognitiva, inflamação, demência, tromboses e envelhecimento. Possui propriedades antioxidantes e antiplaquetárias: potenciando a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a viscosidade do sangue e reduzindo os radicais livres.
-
5-HTP
O 5-hidroxitriptofano (5-HTP) é um intermediário na síntese de serotonina. Os níveis de serotonina condicionam o sono, ansiedade, agressividade, apetite, temperatura, comportamento sexual, etc.. A toma de 5-HTP demonstrou eficácia no tratamento de depressão, dores de cabeça crónicas e insónias.
-
Ashwagandha
A ashawagandha é uma erva comum na medicina ayurvédica. Possui um efeito promotor da cognição e diminui a perda de memória. Para além disso tem uma ação ansiolítica e melhora os níveis de energia.
Deixamos algumas sugestões de suplementos alimentares para estimular o funcionamento cerebral que pode encontrar no nosso site:
Solgar Complexo 5-HTP Suplemento Cápsulas 30unid
Bioactivo Biloba Forte Comprimidos 60unid
Advancis Ómega 3 Super DHA Mini-Cápsulas 30unid.
Veja todos os suplementos alimentares para o cérebro disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.