Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Vitamina E: para que serve?

Vitamina E: para que serve?

Tal como já abordado no artigo sobre suplementos vitamínicos, a vitamina E é uma vitamina lipossolúvel com grande poder antioxidante. Pode ser encontrada na alimentação, essencialmente nos óleos vegetais, no azeite, nos vegetais verdes escuros,...

No entanto, qual será o grande papel desta vitamina no nosso organismo? Devemos suplementá-la ou aplicá-la na nossa pele ? Vamos abordar um pouco mais sobre este tema…

 

Vitamina E: os seus grandes benefícios

A vitamina E foi reconhecida como uma vitamina fulcral para a nossa saúde, sendo o seu composto com maior atividade biológica o α-tocoferol.

O seu maior papel baseia-se no combate aos radicais livres. Favorece assim a proteção celular, defendendo as membranas e o interior das nossas células de sofrerem oxidações indesejáveis.

Desta forma, a vitamina E é essencial para os nossos diversos sistemas:

  • Sistema nervoso: estudos sugerem que a vitamina E é essencial para a manutenção dos neurónios e do seu funcionamento, sendo esta ação alvo de estudo para as doenças neurodegenerativas (ex: doença de Alzheimer).
  • Sistema imunitário: estuda-se que a vitamina E está envolvida na resposta imunitária, potenciando as defesas do organismo. Para além disso, tem uma ação anti-inflamatória.
  • Sistema cardiovascular: a vitamina E evita a oxidação dos lípidos e flexibiliza os vasos, impedindo a formação de ateromas que conduzem aos problemas cardiovasculares mais graves como tromboses, enfartes, etc.

Devido a este papel protetor de grande relevância, a vitamina E também é estudada relativamente à sua ação anti-cancerígena.

 

Vitamina E: alimentação e suplementação

Tal como já vimos anteriormente, as vitaminas não são sintetizadas pelo nosso organismo, por isso, é essencial que as consumamos através da nossa dieta.

A vitamina E é produzida pelas plantas, sendo facilmente obtida por nós através da ingestão de óleos vegetais, sementes, cereais e hortícolas. Ex: óleo girassol, óleo amendoim, azeite, gérmen de trigo, abacate, nozes, avelãs, amêndoas, sementes, acelgas, brócolos, espinafre, etc..

Existem também alimentos que são fortificados em vitamina E, como por exemplo, leites, sumos, cereais, etc.

Quando a alimentação variada está comprometida por algum motivo, a suplementação desempenha um papel primordial. Esta vitamina está presente nos suplementos multivitamínicos ou na forma isolada. A dose diária recomendada (DDR) para um indivíduo adulto é de 12mg.

 

Vitamina E: cosmética

A vitamina E encontra-se presente na nossa pele, sendo secretada pelas nossas glândulas sebáceas que produzem a nossa oleosidade natural.

Tal como mencionado na alimentação, o grande papel da vitamina E nas preparações dermocosméticas destaca-se também pela sua ação antioxidante.

A vitamina E reúne 2 ações fundamentais:

  • Antioxidante - combatendo os radicais livres
  • Fotoprotetora - absorvendo a radiação UV

Estes dois fundamentos conjugados potenciam um efeito muito desejado: o efeito preventivo do fotoenvelhecimento cutâneo. Desta forma, a vitamina E impede o desenvolvimentos de rugas, manchas e perda de firmeza causadas pelas agressões externas e celulares. (ex: Esthederm Intensive Vitamina E Sérum Antioxidante 30ml

A conjugação da vitamina E com a vitamina C obtém excelentes resultados. A vitamina C é capaz de proteger a vitamina E, evitando a sua oxidação. Desta forma, os seus benefícios são potenciados e prolongados.

 

Veja todos os suplementos com vitamina E disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.

 

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima