Próximos para Cuidar

Portes Grátis para encomendas > 40€

Suplementos vitamínicos, quais devo tomar?

Suplementos vitamínicos, necessito de tomar?

Já anteriormente abordamos a importância dos suplementos alimentares na nossa saúde… falamos sobre os seus benefícios e quais os tipos de suplementos existentes. Os suplementos vitamínicos são dos mais procurados e tomados, representando uma excelente fonte de vitaminas. Embora seja possível obtê-las através de uma alimentação variada, poderemos ter situações em que é necessário recorrer a suplementos vitamínicos. Mas quais serão os mais indicados? Necessito de suplementar todas as vitaminas?

 

O que são vitaminas ?

A nossa alimentação é baseada em 2 grandes tipos de nutrientes:

1) Macronutrientes: Proteínas, Hidratos de Carbono, Gorduras e Fibras

2) Micronutrientes: Vitaminas e Minerais

As vitaminas são essenciais ao funcionamento ideal do nosso organismo. Apresentam por isso funções reguladoras, participando ativamente no nosso metabolismo. As vitaminas não são sintetizadas pelo nosso corpo e, por isso, os alimentos são a maior fonte onde as podemos obter. A quantidade que precisamos de cada uma delas é bastante reduzida, mas são essenciais. Sabe-se também que as vitaminas não nos fornecem energia (calorias).

 

Quais os tipos de vitaminas ?

Existem 2 tipos de vitaminas:

1) Vitaminas Hidrossolúveis (que se dissolvem em água): devem ser consumidas diariamente, visto que não são facilmente retidas pelo nosso organismo (ex: Vitamina B e Vitamina C). Caso sejam ingeridas em excesso, são expelidas pela urina.

2) Vitaminas Lipossolúveis (que se dissolvem em gordura): acumulam-se com facilidade no tecido adiposo e fígado (Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K). Não devem ser ingeridas em excesso pois, como ficam retidas, podem conduzir a casos de toxicidade.

 

Quais as funções e fontes de cada vitamina?

Primeiramente vamos abordar as vitaminas hidrossolúveis:

1) Vitamina B: a vitamina B divide-se em vários subtipos, sendo muitas vezes encontrada como complexo de vitamina B.

  • Vitamina B1(tiamina): essencial no metabolismo dos hidratos de carbono e produção de energia. Presente na carne, cereais integrais, nozes, ovos, levedura cerveja, etc.
  • Vitamina B2 (riboflavina): essencial no metabolismo enzimático e proteção do sistema nervoso. Presente no leite, carne, legumes, etc.
  • Vitamina B3 ou PP (niacina): regula o colesterol e auxilia na manutenção da pele. Presente na ervilha, amendoim, feijão, peixe, etc.
  • Vitamina B5 (ácido pantoténico): essencial no metabolismo dos macronutrientes. Presente nos cogumelos, milho, abacate, leite, etc.
  • Vitamina B6 (piridoxina): essencial no metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormonas, crescimento e proteção celular. Presente na carne, frutas, legumes, cereais, etc.
  • Vitamina B8 ou H (biotina): participa no metabolismo das gorduras e na manutenção do cabelo, pele e unhas. Presente nas nozes, amêndoas, ovo, arroz, etc.
  • Vitamina B9 ou M (ácido fólico): participa no metabolismo das proteínas e formação de tecidos celulares e glóbulos vermelhos. Presente nos cogumelos, hortaliças verdes, etc.
  • Vitamina B12 (cianocobalamina): multiplicação das células e formação de glóbulos vermelhos. Presente na carne, ovos, laticínios, etc.

2) Vitamina C (ácido ascórbico): participa ativamente na proteção celular, fortalece o sistema imunitário e promove a absorção de ferro pelo organismo. Presente no limão, laranja, kiwi, morango, mirtilos, brócolos, etc.

 

Destacamos também a importância das vitaminas lipossolúveis:

3) Vitamina A (retinol) : essencial à visão, ossos e pele e combate os radicais livres. Presente na carne, cenoura, etc.

4) Vitamina D (colecalciferol): atua em diversos metabolismos, tendo destaque no metabolismo ósseo. Presente no peixe, ovos, carne, etc.

5) Vitamina E (tocoferol): tem uma potente ação antioxidante. Presente azeite, óleos, verduras, etc.

6) Vitamina K (fitomenadiona): desempenha um papel essencial na regulação da coagulação sanguínea. Presente no fígado, brócolos, espinafres, etc.

 

Quais os tipos de suplementos vitamínicos?

Existem 3 tipos de suplementos vitamínicos:

1) Multivitamínicos: Sempre que a necessidade vitamínica é generalizada (ex: nutrição desequilibrada, dificuldade em ingerir alimentos, …).

Ex: Centrum Comprimidos Revestidos 30unid; Viterra Clássico Multivitamínico Comprimidos Revestidos 30unid; Solgar Fórmula VM-75 Suplemento Comprimidos 90unid.

2) Combinados: Conjugam a ação de 2 vitaminas que se complementam ou atuam sinergicamente melhor; também podem estar combinadas com minerais.

Ex: Arkopharma Vitamina C + Zinco Comprimidos Efervescentes 20unid; Arkopharma Magnésio + Vitamina B6 Cápsulas 30unid; Solgar Vitaminas do Complexo B com Vitamina C Suplemento Comprimidos 100unid. 

3) Isolados Apenas oferecem as vitamina isoladamente, variando na forma e na concentração.

Ex: Solgar Biotina 300µg Suplemento Comprimidos 100unid; Bioactivo Vitamina D Cápsulas Ossos e Músculos 80unid

 

 

Reforçamos a importância de aconselhamento profissional antes da decisão de toma de suplementos vitamínicos. Faça sempre uma alimentação o mais variada possível, uma correta ingestão de líquidos e movimente o corpo. Olhe pela sua saúde, cuide de si!

 

Veja todos os suplementos vitamínicos disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.

Nota Importante

O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.



  • Aconselhamento farmacêutico
    Profissionais dedicados para ajudar
  • Entregas grátis
    Para encomendas > 40€
  • Promoções Imperdíveis
    Nos seus produtos de eleição
  • Compra segura
    Qualidade e segurança máxima