Suplementos alimentares: saiba quando tomar
Vivemos talvez na era mais atarefada de sempre. Muitas vezes, uma alimentação sem todos os nutrientes necessários aliada a um estilo de vida agitado leva a que seja necessário tomar suplementos alimentares. Mas sabe quais suplementos alimentares tomar? E como o fazer? Nós explicamos-lhe tudo em seguida…
O que são suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares são complementos à alimentação diária que colmatam necessidades nutritivas, que muitas das vezes não consumimos nas refeições que fazemos, e que promovem o bem-estar. Compostos por vitaminas, minerais, extratos de plantas, ácidos gordos essenciais e fibras, os suplementos alimentares são encontrados frequentemente em comprimidos, cápsulas, soluções orais, saquetas e pastilhas, entre outros.
Mas, como sabemos que temos uma carência na alimentação e precisamos desse complemento? E se sabemos que precisamos...como devemos tomar?
Para iniciar a toma de qualquer suplemento alimentar é necessário ter em total atenção que estes produtos devem ser sempre tomados após sugestão do médico, do nutricionista ou do técnico de saúde e não por nossa conta e risco. Porquê? Porque os suplementos alimentares apenas são bons aliados quando, após um diagnóstico profissional, realmente fazem falta.
O excesso de vitaminas e de nutrientes pode prejudicar o organismo, como por exemplo danificar os rins e o fígado, causar intoxicação e até mesmo provocar cancro. A toma exagerada e não controlada de suplementos alimentares em doentes com cancro pode inclusive prejudicar processos de quimioterapia.
Assim, é importantíssima a consulta de um médico para sabermos qual a dose e o tempo de ingestão do suplemento alimentar aconselhado e se este não vai interferir com a medicação que tomamos habitualmente.
Entre os vários suplementos alimentares, encontram-se os suplementos alimentares sintéticos e os suplementos alimentares naturais. Os suplementos naturais são mais saudáveis do que os sintéticos pois não causam dano ao corpo. No entanto, quer se tome suplementos sintéticos como naturais é indispensável a consulta para orientação por parte de um médico, nutricionista ou profissional de saúde.
Suplementos mais comuns: que problemas resolvem?
Atualmente, encontramos no mercado uma vasta gama de suplementos alimentares para os mais variados efeitos. De acordo com um estudo da Marktest, de 2017, em Portugal cerca de dois milhões de portugueses referiram tomar vitaminas e outros suplementos alimentares, o que indica que em cada quatro portugueses cerca de um toma este tipo de produtos.
De acordo com o mesmo estudo, o consumo de suplementos alimentares vai aumentando gradualmente ao longo da vida, sendo a faixa etária dos consumidores com mais de 65 anos o que mais consomem suplementos alimentares.
Num mercado em pleno crescimento e com os níveis de consumo mais elevados de sempre, veja em seguida quais os suplementos alimentares mais comuns e qual a sua finalidade:
- Suplementos para emagrecer: são suplementos termogênicos que aumentam o metabolismo e promovem a eliminação de gorduras. (Ver mais aqui)
- Suplementos para a pele: promovem a saúde da pele, do cabelo e das unhas. (Ver mais aqui)
- Sistema imunitário: reforçam as defesas do organismo e contribuem para a normal função imunitária. (Ver mais aqui)
- Músculos, Ossos e articulações: fortalecem os ossos e articulações, e atuam no aumento da massa muscular. (Ver mais aqui)
- Gravidez: fornecem ácido fólico para o normal desenvolvimento do bebé. (Ver mais aqui)
- Infantis: suprem a carência de nutrientes e vitaminas das crianças para um crescimento saudável. (Ver mais aqui)
- Saúde do homem e da mulher: suplementos alimentares formulados a pensar especialmente nas necessidades dos homens e/ou das mulheres, de acordo com as faixas etárias. (Ver mais aqui)
- Energia, Memória e Concentração: fomentam a melhoria da memória e da concentração ao mesmo tempo que promovem uma boa função mental, cognitiva e psicológica. (Ver mais aqui)
- Sistema digestivo: estes suplementos ajudam na manutenção de um trato gastrointestinal saudável e ajudam ainda a regular o trânsito intestinal. (Ver mais aqui)
- Sono, stress e ansiedade: auxiliam a relaxar, tranquilizar e a diminuir o tempo necessário para adormecer, promovendo uma boa noite de sono. (Ver mais aqui)
- Sistema cardiovascular: contribuem para uma boa saúde do coração e previnem doenças cardiovascular ou associadas. (Ver mais aqui)
- Suplementação desportiva: suplementos alimentares formulados a pensar nos atletas e que ajudam a melhorar a performance física, potenciam os resultados do exercício físico e ajudam na recuperação de lesões. (Ver mais aqui)
Os suplementos alimentares ajudam nas várias funções do nosso organismo, no entanto apenas conseguem ser fortes aliados na nossa saúde quando complementam uma alimentação que já deve ser saudável, acompanhada de uma boa ingestão de água e de uma rotina de exercícios físicos.
Os suplementos alimentares não corrigem erros da nossa alimentação, nem da falta de exercício físico. De nada serve tomar suplementos, fazer exercício e não ter uma dieta regrada e saudável ou vice-versa.
Cuide sempre de si e do seu bem-estar, agora com um mundo de suplementos alimentares como seu aliado depois do seu médico ou nutricionista o sugerirem.
E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações e continuar com dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.