Vitamina C para o rosto: a fórmula mais procurada
De forma gradual e ao longo dos anos, a preocupação com o envelhecimento tem crescido. Cuidarmos da nossa pele, por forma a retardar o envelhecimento, é essencial para o bem-estar e auto-cuidado de todos nós. É facil de nos recordarmos de rostos vincados e envelhecidos das pessoas que trabalhavam no campo e não tinham como cuidar da sua pele… E é também fácil compreendermos o porquê… o sol é o maior responsável pelo fotoenvelhecimento cutâneo.
Atualmente, existem cada vez mais cosméticos que nos podem ajudar nesta tarefa… será a vitamina C o melhor produto anti-idade? Quais os fatores a ter em consideração na compra de produtos com vitamina C? Vamos compreender a importância desta vitamina para a nossa pele…
O que é o envelhecimento cutâneo?
O envelhecimento cutâneo consiste num conjunto de alterações internas e externas. As alterações internas consistem na degradação de algumas funções no nosso organismo, decorrentes da idade.
As alterações externas são induzidas por fatores do exterior, tais como os raios ultra-violeta (UV). Os raios UV levam à produção de radicais livres que desestabilizam as nossas células. Esta desestabilização provoca uma interferência no metabolismo do colagénio (essencial na estrutura da pele).
Desta forma, o envelhecimento é mais sentido a nível cutâneo pela perda de elasticidade, aparecimento de rugas, aumento da flacidez, etc. Vamos ver a seguir que a vitamina C desempenha um papel essencial na síntese do colagénio, através do seu efeito protetor…
O que é a vitamina C?
A vitamina C, conhecida também por ácido ascórbico, é uma vitamina essencial para a nossa saúde. É solúvel em água e, por isso, dificilmente a conseguimos reter no nosso organismo. O nosso corpo não a sintetiza, mas podemos ingeri-la através da nossa alimentação, essencialmente com a ingestão de frutas cítricas.
Papel da vitamina C
A vitamina C tem diversas funções no nosso organismo, entre as quais:
- Estimula o crescimento, reparação e cicatrização dos tecidos
- Promove a síntese de colagénio e elastina (proteínas estruturais)
- Previne a perda de água, conservando a função de barreira da pele
- Protege as células, combatendo a oxidação celular
- Equilibra o normal funcionamento do sistema imunitário
- Equilibra o normal funcionamento na produção de energia
- Aumenta a absorção de ferro
Benefícios da aplicação de vitamina C no rosto
Sabe-se que a vitamina tem um efeito comprovado contra os danos provocados pelo envelhecimento, sendo por isso tão procurada para aplicação na pele.
Existem 3 benefícios que se destacam: ação promotora da síntese de colagénio, ação antioxidante e ação despigmentante:
- Ação promotora de colagénio: estimula a produção de colagénio e elastina. Desta forma, a pele torna-se mais suave, firme e tonificada; as rugas e marcas são atenuadas e a textura da tez suavizada.
- Ação antioxidante: protege a pele dos radicais livres, atuando na sua superfície. Forma uma película protetora, prevenindo assim o fotoenvelhecimento da pele;
- Ação despigmentante: inibe a produção de melanina, diminuindo a formação de manchas. Promove uma pele mais aclarada e luminosa.
Em suma, a vitamina C potencia significativamente a aparência, conferindo um ar saudável, luminos e jovem. Tem, por isso, uma influência positiva em todos os parâmetros da pele.
Inconvenientes da vitamina C
A vitamina C apresenta uma baixa capacidade de penetração cutânea. Para além disso, é uma molécula bastante instável, visto que se oxida rapidamente. Por último, pode provocar alguma irritação cutânea devido à sua ação potente.
Por forma a contrariar estes inconvenientes, muitas fórmulas são produzidas incorporando a vitamina C em nanoesferas ou desenvolvendo derivados mais estáveis, com potências ligeiramente inferiores.
Vitamina C tópica ou oral?
A vitamina C tomada oralmente, tem muitos efeitos, nomeadamente na estimulação positiva do sistema imunitário.
Relativamente aos efeitos na pele, estudos demonstraram que a concentração de vitamina C na pele é muito superior (cerca de 20 a 30 vezes mais) quando aplicada diretamente, do que quando tomada através de suplementação. Tendo isto em consideração, muitas formulações de dermocosmética incorporam a vitamina C para potenciar a ação antioxidante e antienvelhecimento.
O que devo ter em conta na compra de vitamina para o rosto?
São essencialmente 3 fatores que deve ter em conta antes de comprar a vitamina C:
- Fórmula: formulações que contenham água são mais propícias para a oxidação da vitamina C; é comum encontrar fórmulas com silicone, óleos, microesferas, etc. Existem também alguns preparados extemporâneos (apenas se dissolve a vitamina C no momento de aplicação no rosto).
- Concentração: a concentração de vitamina C deve rondar os 5% a 15%, sendo que os resultados visíveis e eficazes são obtidos com um mínimo de 10%
- Embalagem: as embalagens mais escuras ou opacas são as melhores, pois protegem a vitamina C da luz, evitando a sua oxidação. A colocação no frio também pode ajudar na sua conservação.
Vitamina C para o rosto: onde comprar?
Sugerimos alguns cosméticos com vitamina C que podem ser comprados no nosso site:
- Sesderma C Vit Lipossomal Sérum 30ml
- Esthederm Intensive Vitamina C Creme Anti-Idade Iluminador 50ml
- La Roche Posay Pure Vitamin C10 Sérum 30ml
- SkinCeuticals Prevent CE Ferulic Sérum Antioxidante 30ml
- Filorga C Recover Sérum Antifadiga 3x10ml
Veja todos os produtos de rosto disponíveis no nosso site farmacia.pt >> . E já sabe, depois de ler as contra-indicações e informações. Se tiver dúvidas, deve pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico.
Nota Importante
O conteúdo informativo presente no "Blog da Farmácia" não substitui a consulta de um profissional de saúde. Uma vez que nos é impossível abordar os temas detalhadamente, sugerimos que se aconselhe com o seu médico ou farmacêutico para a sua situação em particular, e que possa esclarecer eventuais dúvidas.